Como administrar um negócio digital? Torne o seu e-commerce bem-sucedido

Por 03/03/2017
Como administrar um negócio digital? Torne o seu e-commerce bem-sucedido

Tomar coragem para dar o pontapé inicial e começar sua empreitada em uma loja virtual é só o primeiro passo de uma longa caminhada diária. Abrir a loja é o princípio, mas o mais importante de tudo é estar disposto a gerenciá-la. De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2013, cerca de 30 mil pessoas buscaram o site da instituição buscando mais informações para abrir seus próprios e-commerce, entretanto, apenas 10% delas de fato abriram a loja e só 5% dão conta de administrá-las. O setor movimenta cerca de 40 bilhões anuais, e quem não está disposto a levar o empreendimento a sério sai perdendo. Sabe como administrar um negócio digital? Torne o seu e-commerce bem-sucedido através de algumas dicas importantes.

1) Arregace as mangas

Parece óbvio, mas não se ergue um negócio novo sem muito trabalho duro e longas horas de estudo e dedicação. Em geral, lojas virtuais são empreendimentos de pequenos times, com menos de cinco pessoas. Por isso, é importante que o empresário seja multifacetado e esteja disposto a atuar em várias frentes. A mesma pessoa provavelmente será responsável pela contabilidade, controle de estoque, relacionamento com os clientes, despacho das mercadorias e contato com os fornecedores, por exemplo. Esteja ciente que a empreitada é uma aventura que demandará muito esforço, e se jogue de cabeça no seu projeto.

2) Muito cuidado com as finanças

Quantidade nem sempre é qualidade, e ter muitas vendas miúdas nem sempre quer dizer que seu negócio está indo de vento em popa. Mantenha planilhas de gastos, controle atentamente o fluxo de caixa, aprenda a calcular lucros, preste atenção às despesas. Para fazer seu negócio dar certo, é imprescindível ser organizado e saber lidar com tabelas, planejamentos, valores e porcentagens. Coloque tudo na ponta do lápis para ter certeza de que não está perdendo dinheiro com seu negócio virtual.

3) Atenção especial com a logística

Uma logística eficaz é o coração de qualquer loja virtual. Tenha um processo de compra e pós-compra otimizado, objetivo e simples para o cliente. Garanta que o sistema de update do status da entrega esteja sempre atualizado. Além dos Correios, disponha do contato de outras transportadoras às quais pode recorrer em casos emergenciais. Capriche na entrega, apresentação e embalagem do produto. Seja precavido quanto a atrasos de fornecedores, principalmente quando o produto comercializado for importado. Ofereça um bom serviço de atendimento ao cliente. Ter um serviço de qualidade e com fluidez na entrega, confecção e/ou preparação para envio do produto é o básico para ter um e-commerce de sucesso.

4) Controle os resultados

Em matéria de negócios virtuais, as vendas, rendimentos e lucros não são os únicos números que importam. Trabalhe com análise de SEO, controle de visitas, páginas mais visitadas, engajamento, comentários, compartilhamentos, tempo médio de visita em cada página, o que leva um usuário a não concluir uma compra na loja (e também o contrário!), métricas em redes sociais, e por aí vai. Mapeie o máximo possível o perfil de seu público-alvo para, cada vez mais, oferecer produtos de qualidade e aumentar suas vendas.

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