Conheça as tendências do e-commerce: a cultura UBER e a modernização das relações comerciais

Por 07/06/2017
Conheça as tendências do e-commerce: a cultura UBER e a modernização das relações comerciais

Consumidores estão confiando mais na internet para fazer suas compras, com especial crescimento no setor mobile

As relações comerciais em nossos tempos são diferentes do que eram há dez anos, ou até menos. O avanço da internet e o desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas aos ambientes digitais estão proporcionando maior facilidade tanto para o comprador como para o comerciante fazer mais negócios.

Os tempos atuais são de modernas e instantâneas relações comerciais, pautadas pela relação com o cliente e com a simplificação dos processos.

Neste artigo, apresentaremos algumas das tendências no e-commerce e como pegar carona nesse barco, em um contexto de economia ao formato “UBER”, de toneladas de informações para os consumidores e de procura por serviços e produtos cada vez mais eficazes, melhores e mais baratos.

A moderna cultura “Uber” e seus impactos

Um fenômeno bastante interessante tomou conta da internet nos últimos anos. Algumas das maiores empresas em diversos ramos estão desenvolvendo suas atividades como uma ponte entre a oferta e a demanda, e não como um produtor em si.

É o caso do Uber, por exemplo, que fatura bilhões com viagens, mas não tem sequer um carro para transportar passageiros. Ou o Trivago, que ajuda milhares de pessoas a se hospedar, mas não paga sequer um quarto. Mais exemplos? O próprio Facebook: lucra bilhões com conteúdo, mas não gera nenhuma linha de texto.

Por que isto está acontecendo? A resposta, na verdade, é simples. A tendência atual é conectar pessoas interessadas em comprar produtos e serviços com agentes que queiram vender estes serviços.

O lucro se dá em comissões ou outros tipos de negócios que as empresas “ponte” fazem com clientes e vendedores.

Marketplace: sua loja muito mais visível ao público

Várias marcas consagradas em vendas construíram seu nome e sua trajetória com vendas presenciais. Após migrarem para a internet com seus próprios produtos, agora elas também anunciam produtos de terceiros, oferecendo garantia e apoio logístico. Isso é o que chamamos de Marketplace.

Mesmo que sua loja não seja extremamente popular a nível nacional, ela já pode anunciar em sites como Americanas, Ponto Frio, Magazine Luiza e outros conglomerados comerciais de grande alcance. Apesar da comissão, esta pode ser uma ótima oportunidade de crescimento para suas vendas.

Comprar se tornou mais fácil, pagar também

A internet está deixando até mesmo os cartões de crédito e débito obsoletos no que diz respeito ao pagamento. Hoje em dia, já existe, por exemplo, o Bitcoin – moeda virtual para transações seguras e rápidas, sites como o PayPal, pagamentos por celular ao estilo Pay ‘n’ Go e outras formas.

Pode ser uma ótima oportunidade para as vendas de sua marca oferecer aos clientes também a opção de realizar seus pagamentos com estes métodos inovadores, modernos e seguros.

No que diz respeito ao design do e-commerce, as estatísticas já estão mostrando que até mesmo a estética dos sites influencia em seus resultados nas vendas.

A tendência da atualidade é se livrar de burocracias, ou seja, criar uma página “clean”, apenas com os elementos necessários e com grande clareza para o consumidor, cada vez mais informado e exigente.

Acompanhar as tendências e se adaptar a elas é fundamental para manter os números de suas vendas em um patamar de rentabilidade. Não deixe de estudar, investir e de obter os retornos!

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