Estratégia de links patrocinados: como investir?

Por 16/10/2015
Estratégia de links patrocinados: como investir?

O Google é o maior buscador da internet e é largamente utilizado por milhões de usuários todos os dias. Por isso, muitas empresas desejam estar presentes quando um usuário faz uma busca utilizando uma palavra-chave. Porém, um “ditado” da era da internet é que o melhor lugar para se esconder qualquer coisa é na segunda página do Google — ou seja, ninguém procura resultados além da primeira página.

Como é impossível que todas as centenas de resultados de cada busca apareçam na primeira página, o Google criou o AdWords, uma plataforma de compra de espaço dentro de seus resultados de pesquisa e em sites que disponibilizam espaço para banners. Tudo isso é resumido em links patrocinados. Mas como investir em uma estratégia de links patrocinados e ter retorno? É o que vamos ver agora!

Escolha boas palavras-chave

Um dos pontos mais importantes dos links patrocinados são as palavras-chave. A sua escolha de keywords é o que vai determinar para quais buscas o seu anúncio será mostrado. Para escolher bons termos, use o Keyword Planner fornecido pelo AdWords, que mostra o volume de buscas para cada termo e palavras-chave relacionadas. Você também pode usar o Google Trends para identificar quais estão em destaque e atraindo mais tráfego.

Existem também ferramentas alternativas, com o Keywordtool.io e o SEMRush, para identificar oportunidades de palavras-chave a serem trabalhadas. Uma dica valiosa: foque em keywords negativas — ou seja, em excluir palavras que não trazem tráfego de qualidade para o seu anúncio. Assim você evita perder dinheiro com cliques que não vão se tornar compras.

Otimize os anúncios

Seus anúncios não são compostos apenas de boas palavras-chave: existem diversas formas de melhorar seu desempenho e seu retorno sobre investimento.

Os anúncios do AdWords são compostos por palavra-chave, título, descrição, URL e página de destino. Ao executar o leilão para escolher o melhor Ad para essa pesquisa, o Google leva em consideração a qualidade do anúncio como um todo, se ele se adequa à pesquisa do cliente e se vai ajudar o usuário a resolver o seu problema. Lembre-se: a página de destino também é muito importante para o Google, por isso, crie boas páginas de destino.

Acompanhe o CPC, CPM ou CPA

Custo por Clique, Custo por Mil e Custo por Ação são as 3 formas de investir em links patrocinados. O custo por clique cobra do anunciante somente quando há um clique no anúncio; por mil, define o custo daquele anúncio para mil exibições, e por ação possibilita que o anunciante determine quando ele quer pagar por cada clique.

A forma de pagamento também é importante para o leilão e é um dos fatores que determina se aquele anúncio é de qualidade ou não. Extremos nunca são bons!

Para ter um bom ROI investindo em links patrocinados, é importante entender que o anúncio como um todo importa e que ele precisa ser atraente e relevante para o usuário que está fazendo uma busca. Por isso, crie bons anúncios, otimize o conteúdo e a estratégia de links patrocinados ao longo do desenvolvimento da campanha. Se necessário, crie mais de uma e realize testes.

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