Manual de marca: você sabe para que serve?

Por 15/08/2015
Manual de marca: você sabe para que serve?

A sua marca é um bem precioso. Por isso, você deve ter um enorme cuidado na hora da aplicação, seja em materiais digitais ou gráficos. E para que seu logo possa ser usado sem dor de cabeça, existe o manual de marca, também conhecido como manual de identidade visual ou de identidade corporativa. Mas o que é esse material e para que ele serve? Para que você possa entender tudo sobre isso, elaboramos a postagem de hoje.

 

O que é manual de marca

Trata-se de um material prático e objetivo que indica como deve ser feito o uso do logo e de todos os elementos que compõem a marca. O documento pode ser impresso ou digital e deve ser montado por designers (preferencialmente os que elaboraram o logo), já que eles vão saber indicar com propriedade como deve ser a aplicação nos mais diversos materiais.

A produção desse documento não é fácil, pois exige conhecimento técnico e atenção por parte do designer. Assim, pode ser que demore um pouco para que o material fique pronto. Portanto, é preciso ter paciência para garantir que o manual  de marca fique perfeito.

Itens que devem constar no manual de marca

Por ser um documento mais técnico, existem alguns itens que são essenciais para a especificação das criações no manual de marca. É fundamental que o documento contenha uma explicação dos elementos que constituem a marca, esclarecendo a lógica da composição do logo e incluindo símbolos e designações. Além disso, é importante indicar as variações possíveis da marca e explicar a organização dos elementos em cada uma delas.

Também é necessário mencionar as dimensões mínimas para uso e reprodução nas mais diferentes mídias, a fim de preservar a leitura da marca, e as especificações técnicas das cores em CMYK, RGB e Pantone, para garantir a fidelidade da cor nas aplicações possíveis da marca nas mais diferentes mídias. Ainda pensando nas cores, o manual também deve incluir indicações da aplicação da marca em diferente condições de criação, impressão e publicação, como escala de cinza, preto e branco e fundos coloridos.

Por último, o manual de marca ainda deve conter explicações de aspectos peculiares da marca e indicação de onde a aplicação irá funcionar, além de mencionar situações em que deve ser evitada a aplicação de marca — por exemplo, ela não pode ser aplicada em fundo preto ou em algumas cores específicas.

Dessa forma, sua empresa garante a fidelidade e igualdade nos materiais produzidos que carregam a sua marca, sejam eles institucionais, promocionais ou quando a sua marca entra como apoiadora, patrocinadora ou parceira de outras empresas e projetos.

Importância do manual de marca

Sabendo o que é o manual de marca e quais são seus usos, fica muito mais fácil entender sua importância. Na verdade, ele é uma ferramenta que permite a consolidação e o fortalecimento da imagem da sua empresa no mercado, promovendo o reconhecimento e o respeito a partir das aplicações que garantem uma leitura por parte do público.

As indicações da identidade visual também vão permitir uma maior agilidade para que quaisquer equipes — dentro ou fora da empresa — possam produzir materiais que respeitem a sua marca. Afinal de contas, de posse do manual eles já poderão saber as especificações para criação e aplicação. Assim, poupa-se um tempo precioso entre idas e voltas de material simplesmente por não obedecerem parâmetros de inclusão do logo.

Outra economia é no que diz respeito à impressão. De posse de uma manual de marca, fica mais fácil reconhecer erros na fidelidade das cores ainda na avaliação da prova de cores, o que diminui muito as chances de erros de cores na impressão em grande quantidade.

Portanto, fica a nossa dica: aproveite o manual de marca para garantir uma valorização da sua marca diante dos seus clientes, fortalecendo o laço fundamental que permitirá, com o tempo, que ela se torne uma top of mind.

Sua empresa já tem um manual de marca? O post de hoje te ajudou a entender a importância desse documento? Conte para a gente nos comentários e compartilhe esse post nas suas redes sociais!

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