Content Marketing: como produzir conteúdo em vídeo

Por 10/04/2017
Content Marketing: como produzir conteúdo em vídeo

Investir em conteúdo audiovisual é a tendência do momento no mercado de marketing digital, e a expectativa é que deva continuar sendo por um bom tempo. Segundo pesquisa feita pelo Ericsson ConsumerLab, laboratório de pesquisa de satisfação do consumidor da Ericsson, 72% dos internautas utilizam seus dispositivos móveis (celulares, notebooks e tablets) para assistir vídeos.

Já segundo a Ooyala, especialista em produção de conteúdo para web, 70% dos usuários de tablet passam a maior parte do tempo em que ficam com o dispositivo em mãos assistindo a vídeos grandes, com mais de 10 minutos de duração. Além disso, vídeos tem um alcance maior, geram mais engajamento, e seus players chamam mais atenção em blogs e nas mídias sociais. Sabendo desses dados, o que você está esperando para começar a produzir conteúdo audiovisual para sua estratégia de content marketing?

Comece pelo básico

Você não precisa dispor de um superestúdio para começar a fazer vídeos. Hoje, um bom smartphone é capaz de fazer trabalhos incríveis. Com um celular que tenha uma câmera de qualidade, basta se preocupar em cuidar de detalhes como o cenário, iluminação e roteiro.

O cenário

A cenografia do seu vídeo também é uma forma de comunicação. Se preocupe em fazer algo visualmente bonito e caprichado, adicionando elementos que tenham relação com o conteúdo produzido e que agucem os sentidos do seu público-alvo. Se o seu vídeo conversa com o público jovem adulto fã de cultura pop, por exemplo, vale escolher um cenário com pôsteres de filmes, action figures e estantes de livros young adult ou de fantasia, por exemplo. Vídeos são puramente visuais, e você precisa usar desse artifício para fisgar sua persona.

Iluminação

A luz é um detalhe que acaba não tendo espaço na lista de prioridades de quem começa a produzir vídeos, mas faz toda a diferença. Cuidado com salas muito escuras ou muito claras, além de lâmpadas que estourem a luz – ou seja, que emitam uma quantidade muito grande de luz que chega a incomodar no resultado final da gravação, deixando tudo exageradamente branco. Se você não dispuser de equipamentos próprios para iluminação, escolha uma sala bem iluminada por alguma fonte de luz natural. Uma dica: o melhor horário para gravar com luz natural é entre as cinco e cinco e meia da tarde.

Roteiro

O roteiro é a primeira estrutura do seu filme e um norte para sua produção; então, capriche nele. Ele será a base do conteúdo a ser produzido. Pense nele assim como você pensaria em qualquer estratégia de content marketing, ou seja, focando na persona e em criar algo que seja atrativo, útil e interessante para ela. Se o seu público gosta de cultura pop, relacione os produtos e serviços da sua empresa com o novo filme de uma saga importante que está no cinema, ou com o novo volume de uma série de livros que está para ser lançada. Lembre-se que a dinâmica do vídeo é diferente do texto; quem assiste a um vídeo quer ver coisas, olhar para elas, enxergar detalhes. Dê isso a elas.

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