5 dicas para um pós-venda de sucesso

Por 12/12/2017
5 dicas para um pós-venda de sucesso

O processo de venda vai muito além de oferecer o produto (ou serviço) e receber o pagamento. Para conquistar o consumidor é preciso ir além do básico e transformar a compra em uma experiência que vale a pena repetir. E a cereja do bolo nesse processo é o pós-venda! Um atendimento pós-venda bem realizado faz a marca se destacar em meio à concorrência e conquista a preferência do cliente de uma vez por todas.

Vantagens do pós-venda

  • – mostrar ao cliente que ele é importante para a empresa mesmo após a finalização da compra, se diferenciando de outras empresas
  • – manter a comunicação aberta para dúvidas, sugestões ou novas compras
  • – acompanhar o consumidor e saber se ele está satisfeito com a compra

Confira as 5 dicas para um pós-venda de sucesso

1. Cadastro atualizado

Antes de tudo, é preciso ter as informações de contato dos clientes sempre atualizadas. Para isso, é preciso desenvolver um banco de dados claro e objetivo, com todos os dados bem organizados e de fácil acesso. Telefone, e-mail, data de aniversário e histórico de compras realizadas são informações que não podem faltar. Em alguns casos, também pode ser importante ter o endereço dos consumidores. Aposte no desenvolvimento de um formulário simples e objetivo, que possa ser preenchido em poucos minutos. Assim, você garante que o consumidor responda todos os dados pedidos.

2. Peça um feedback

Pouco tempo após a compra, entre em contato com o consumidor e peça pelo seu feedback. Pergunte como foi a experiência com a compra, a qualidade do atendimento e a satisfação com o produto ou serviço adquirido. Com essas respostas em mãos, é possível compreender os pontos fracos e fortes no processo de venda e alterar o que se mostrar necessário. Além disso, o consumidor se sentirá valorizado e verá que a sua opinião tem importância para a empresa.

3. Ofereça vantagens

Para incentivar novas compras vale a pena oferecer descontos, ofertas e vantagens para o consumidor. Além disso, é interessante oferecer um produto que complemente o primeiro produto comprado, se for o caso para a sua marca ou, ainda, em caso de produtos que precisam ser repostos ou substituídos, entre em contato com o consumidor e mostre que a empresa se lembra de sua última compra.

4. Valorize o consumidor

Envie mensagens com novidades em primeira mão, além de mensagens em datas comemorativas e no aniversário do consumidor. A comunicação pós-venda precisa ir além da compra para ter sucesso. Assim, a empresa mostra que tem real interesse pelo bem estar do consumidor, que se sentirá reconhecido e valorizado.

5. Mantenha o diálogo aberto

Da mesma forma que a empresa precisa das informações de contato do consumidor, é importante também fornecer os contatos da empresa de forma clara. Ao manter as portas abertas para o diálogo, a empresa pode resolver problemas com rapidez e atender às necessidades do cliente, garantindo total satisfação a cada compra realizada. Assim, o consumidor se sentirá seguro quando precisar contratar um novo serviço ou comprar um novo produto.

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