Conteúdo Web: como formular conteúdo de qualidade para engajar seu público

Por 20/02/2017
Conteúdo Web: como formular conteúdo de qualidade para engajar seu público

O conteúdo que você passa ao seu cliente pode fazê-lo continuar navegando no seu website ou deixá-lo a mercê de demais concorrentes se ele não se interessar pelo assunto, já pensou nisso? As opções de conteúdo unidas ao tempo cada vez mais escasso do dia-a-dia das pessoas podem ser um verdadeiro desafio para quem deseja atenção do mercado hoje em dia.

A questão central é: porque produzir conteúdo? Para quem fornecer informação sobre seu site, seus serviços ou até mesmo sobre você?

Vamos aos fatos: é rotineiro para muitas pessoas ao acordar, correrem para seus smartphones para checar o que andou acontecendo de interessante enquanto eles estavam ausentes das redes sociais. Isso, portanto, constitui uma porta de entrada valiosíssima para qualquer empresa ou pessoa que deseje estar presente no cotidiano do seu público. Ao longo do dia, inúmeras situações permitem que as pessoas acessem suas mídias sociais através de seus aparelhos eletrônicos. Pode ser desde aquela olhadinha rápida no feed do Instagram até ler aquela matéria super interessante na timeline do Facebook, seu público sempre está conectado, você deve estar também.

Mais do que saber onde postar conteúdo, deve-se alertar sempre para o fato de “o que”, “como” e “para quem” escrever.

O primeiro passo para essa jornada são as pesquisas de conhecimento de público-alvo. Elas permitem que se adquiram dados precisos sobre quem acessa seus meios de comunicação e quem mantém contato com a sua marca regularmente. A partir daí, desenvolve-se um plano de ação com estratégias específicas para que se aposte em linguagens e formas de expressão que façam sentido à esse público. Por fim, realiza-se a elaboração do conteúdo de fato e a publicação e divulgação nas redes mais influentes desse público e o monitoramento do desempenho dessas postagens.
Um conteúdo de qualidade proporciona um aumento significativo na autoridade social da marca, além de favorecer o engajamento do público-alvo desejado por “falar” diretamente com ele, por estar formatado na linguagem dele e, principalmente, por estar de acordo com os interesses destas pessoas.

Vamos resumir e ir ao passo a passo:

Para começar, você pode apostar suas melhores fichas em um planejamento focado, preciso e específico. Depois, mantenha seu alvo na produção de conteúdo coerente para seu público, sejam vídeos, textos, imagens, eventos, entre outros. Saiba onde seu  público está e esteja sempre presente lá também. Feito isso, procure entender o que seus clientes buscam da sua marca – seja ela uma empresa ou você mesmo – e então distribua valor nisso. Publique informações, dicas valiosas e assuntos que cativem quem você busca atrair. Atração é importante, mas retenção e prospecção de clientes é o segredo! Depois, monitore suas ações para reconhecer possíveis falhas e possíveis melhorias e também para avaliar o que realmente funcionou e quais as melhores formas de se obter sucesso nas suas estratégias de conteúdo.
Preparado? Comece hoje a criar sua identidade no mundo virtual, seja por websites, páginas em redes sociais ou estando presente em eventos e mídias do ramo, é muito importante aparecer, ser visto para quem quer ser lembrado. Inicie seu planejamento e mãos à obra!

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