Entenda e veja como funciona a jornada do cliente no Marketing de Conteúdo!

Por 28/05/2016
Entenda e veja como funciona a jornada do cliente no Marketing de Conteúdo!

Você sabia que atualmente 93% das compras realizadas têm início com uma busca online? Devido a esse novo comportamento de compra, surgiu uma prática de marketing chamado jornada do cliente, alicerçada no marketing de conteúdo. Essa metodologia visa compreender e ajudar no processo de decisão de compra, além de preparar e instruir o consumidor para o momento da compra.

Antigamente, era comum desenvolver materiais de marketing de atendessem todo o público da empresa de uma só vez. Mas no marketing digital e no Inbound Marketing identifica-se a necessidade de direcionar o conteúdo para buyer personas específicas e satisfazer as demandas particulares de cada público.

A jornada do cliente passa pelas seguintes etapas: consciência, consideração e decisão. É importante destacar que nem todos os consumidores terão contato com a empresa no mesmo estágio da jornada e, portanto, deve-se desenvolver estratégias capazes de atender às necessidades específicas de cada momento.

Quais são as etapas da jornada do cliente?

Entendendo que cada consumidor está em um diferente momento de aquisição e que precisa de um material voltado para as suas necessidades, a jornada do cliente ocorre da seguinte forma:

Consciência

É o começo, quando o cliente começa a identificar que possui um problema ou uma oportunidade e realiza buscas genéricas para compreender a situação.

Consideração

Nessa fase, o cliente já identificou qual o problema ou oportunidade possui e começa a fazer buscar mais específicas para identificar uma solução.

Decisão

O cliente define a estratégia ou ação que permitirá com que ele resolva o problema ou aproveite a oportunidade identificada inicialmente. Nessa etapa, ele decide qual empresa tem as melhores condições para atender suas expectativas.

Para que o cliente opte pela sua marca na fase de decisão, ela deve estar presente em todas as etapas da jornada. Isso o ajuda a criar vínculos de confiança com a empresa.

Quais estratégias de marketing digital utilizar?

A jornada do cliente ajuda a promover um atendimento de qualidade ao cliente, e para por isso em prática, o marketing de conteúdo é essencial. Além disso, é necessário traçar um plano estratégico além do momento da venda, visando fidelizar o cliente.

Marketing de conteúdo

Para que o material possa realmente atender às expectativas do potencial cliente e ser relevante para ele, é imprescindível que satisfaça as particularidades de cada etapa. Preparamos um guia com os tipos de conteúdo que podem ser criados para os diferentes momentos:

Consciência

Deve valorizar materiais mais educativos, como posts de blog, e-books básicos, tutoriais e vídeos curtos;

Consideração

Conteúdos que tragam novas informações sobre a necessidade do cliente, como webinars, e-books avançados, guias de expert, vídeos e podcasts;

Decisão

Nesse estágio, é interessante investir em conteúdos que conquistem o cliente e que façam menção à empresa e aos diferenciais, como comparativos de produtos, estudos de caso, declarações de clientes satisfeitos, demonstração grátis do produto, entre outros.

Acompanhe da jornada do cliente

Agora que sua empresa já está criando um conteúdo específico para cada buyer persona e seguindo a jornada do cliente, é fundamental fazer o acompanhamento dos resultados. O processo não é linear e um cliente pode precisar de diversos conteúdos de uma etapa antes de avançar no processo de compra.

A equipe de marketing deve identificar esses fatores para a criação de novos materiais e otimização, quando necessário, de materiais antigos. Isso permite atrair mais usuários para a etapa de consciência e melhorar a capacidade da empresa de levar os usuários adiante na jornada do cliente.

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