Inbound Marketing: aprenda como fazer o cliente vir até você

Por 11/04/2016
Inbound Marketing: aprenda como fazer o cliente vir até você

Na era digital em que vivemos, o comportamento do consumidor passou por grandes mudanças. Hoje, é ele quem dá as cartas em relação àquilo que deseja ou não consumir  — e, juntamente com essa mudança de comportamento, a metodologia para chegar até ele também deve mudar.

Esse novo perfil exige que as empresas que queiram se manter no mercado repensem suas estratégias de marketing de atração. A melhor forma de fazer isso é começar a utilizar o Inbound Marketing como principal estratégia para gerar e fidelizar clientes. Mas como fazer isso? É o que contamos no post de hoje. Continue a leitura!

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma metodologia utilizada para atrair clientes de maneira, pode-se dizer, mais cortês. Ele é uma forma de marketing menos invasiva, ao contrário do método tradicional de marketing — o Outbound Marketing, também conhecido como marketing de intromissão, é invasivo, com excessivos anúncios, banners, links patrocinados e outras práticas que, aliás, tem um custo bem maior.

O Inbound é o marketing permissivo, ou seja, que reconhece que o cliente só vai consumir o conteúdo que for de seu interesse.

Como usar o Inbound Marketing para atrair clientes?

O importante é saber a hora certa de entregar ao cliente aquilo de que ele necessita. Para isso, é fundamental acompanhar seus passos pela internet e descobrir o que ele anda consumindo — assim, quando ele procurar por algo, você estará lá, disponível para oferecê-lo aquilo que procura.

A seguir, veja os principais passos para atrair cliente através do Inbound Marketing:

Use estratégias de atração

Sua empresa deve decidir quais pessoas quer atrair — elas formarão seu público-alvo. É obvio que ela não conseguirá abranger todo o mercado. Por isso, uma forma de não perder tempo nessa etapa é procurar criar uma buyer persona — uma criação fictícia do cliente ideal para seu negócio.

No estágio da atração, é o consumidor quem encontra a marca, inicia o diálogo e solicita ser nutrido com informações relevantes. Nesse momento, vários canais da internet podem ser utilizados para gerar tráfego — blogs, redes sociais, fóruns, Webinars, vídeos, a aplicação de SEO.

Converta usuários em leads

O usuário chegou ao seu site através de algumas das estratégias citadas no tópico anterior — agora, o objetivo principal é conseguir convencê-lo, transformá-lo em um lead. Essa é a hora de utilizar o famoso call to action — frases no modo imperativo para incentivá-lo a tomar uma decisão que o redirecione a uma landing page, por exemplo.

Isso pode ser feito em troca de benefícios que agregue algum valor ao lead, como o oferecimento de um e-book ou um link para outro artigo que tenha a ver com seu buyer persona. Nesse momento, começa o diálogo!

Transforme leads em vendas

Para alguns, essa é uma das fases mais difíceis. Nesse passo, é necessário fazer a nutrição adequada dos leads — o que pode ser alcançado através de e-mails personalizados, por exemplo. Você vai interagindo com o cliente até conseguir convencê-lo a tomar a decisão esperada, ou seja, concluir a compra.

Procure fidelizar clientes

Sua empresa percorreu toda essa jornada para ganhar o cliente e fazer a venda — agora, é hora de usar estratégias para mantê-lo por perto! Lembre-se — esteja sempre presente na hora certa e no lugar certos. Mantenha o canal de contato aberto, encante-o com conteúdos novos e torne-o um divulgador de seu produto.

Essas são as principais etapas para fazer com que o cliente venha até você — mas outras estratégias também são muito importantes durante o processo de atração. Dentre elas, destacamos:

  • Conteúdo atraente, rico e que agregue valor ao cliente;
  • Nutrição de leads através de e-mail marketing
  • Interação através de redes sociais;
  • Remarketing para continuar mantendo um relacionamento contínuo com os clientes;
  • Utilização de recursos tecnológicos para preservar uma relação de proximidade, como webinars, vídeos, etc.

O Inbound Marketing é uma poderosa estratégia do marketing de atração, fazendo com que o cliente mostre interesse por sua marca de forma espontânea — e, então, inicie um diálogo porque encontrou credibilidade em sua empresa.

E aí, pronto para atrair mais clientes com o Inbound Marketing? Tem dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário e conte pra gente!

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