Marketing de conteúdo: fundamental para sua estratégia B2B

Por 22/09/2015
Marketing de conteúdo: fundamental para sua estratégia B2B

Para manter um relacionamento de qualidade entre uma empresa e seus clientes, é essencial se comunicar de forma adequada, com uma estratégia de marketing bem definida — e quando o cliente é outra empresa, isso não é diferente. Dentro dessa estratégia, o marketing de conteúdo se destaca como uma boa forma de aumentar o tráfego on-line e fazer conversão em vendas.

Essa modalidade de marketing é muito mencionada quando se fala em ações voltadas para o consumidor final, o chamado B2C (Business to Costumer), mas também pode ser uma poderosa aliada para uma estratégia B2B (Business to Business), para negócios que têm outras empresas como clientes. Se você quer saber como usar o marketing de conteúdo para alavancar sua empresa B2B, continue lendo!

 

Do que se trata o marketing de conteúdo

É algo que vai muito além do simples uso de uma ou duas redes sociais. Ele consiste no desenvolvimento de informações interessantes ao público e na sua transmissão por meio de sites, blogs, newsletters, e-mail marketing, vídeos, infográficos, entre outros. É preciso desenvolver conteúdos pensando em temáticas que tenham relação direta com o produto oferecido pela empresa e que sejam, é claro, relevantes para seus clientes, sejam eles indivíduos ou empresas.

 

Onde incluir o marketing de conteúdo em estratégias B2B

Escolher o local adequado para realizar uma ação é essencial a uma boa estratégia. Existem canais específicos que muitas vezes não são tão eficientes na relação com o consumidor final, mas que no B2B podem ser poderosos aliados. Alguns exemplos são a participação em redes sociais e fóruns de um setor de específico, mais frequentados por empresas que atuam nesse setor do que pelo público geral.

O LinkedIn, rede social voltada para assuntos profissionais, também é um bom espaço para marketing de conteúdo em estratégias B2B. O importante é analisar o nicho de mercado que se quer conquistar e fazer uma pesquisa para descobrir onde o cliente está e como entrar em contato com ele.

 

A importância de conteúdos de qualidade para a estratégia B2B

As relações entre empresas geralmente são marcadas por uma predisposição à compra quando o cliente já identificou qual é sua necessidade, o que facilita muito a conversão em vendas por meio do marketing de conteúdo. Essa estratégia consiste em educar o potencial cliente por meio de conteúdo de qualidade, de maneira que ele possa identificar seu problema e tentar resolvê-lo. Assim, uma vez que o cliente identificar o problema a partir do conteúdo do seu site, ele vai estar mais propenso a buscar as soluções que você oferece — principalmente porque, no processo de educar o cliente, você desenvolve autoridade aos olhos dele e já começa a ganhar sua confiança.

Outro detalhe é que grande parte das compras hoje começam no Google e que os clientes preferem acessar sites que resultam da busca orgânica, ou seja, que são um resultado natural e não um link pago. O marketing de conteúdo torna-se, aqui, um importante aliado, pois conteúdos de qualidade ajudam a ter um bom posicionamento nas buscas da web. Além disso, ter informações relevantes vão incentivar que o cliente não vá em busca de outras páginas e permaneça onde está.

E você, já usa ou está pensando em usar o marketing de conteúdo na sua estratégia B2B? Conte para a gente nos comentários como ele se encaixa na sua estratégia!

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