5 motivos pelos quais você não deve comprar uma lista de e-mails, entenda e veja!

Por 21/03/2016
5 motivos pelos quais você não deve comprar uma lista de e-mails, entenda e veja!

Oferecer laranja a quem quer melancia. Esse é o primeiro argumento para te convencer a não comprar listas de e-mails. É muito comum vermos esta prática, que no geral, é bastante danosa às suas estratégias de marketing e vendas. Por mais que muitas pessoas defendam, é importante entender o motivo pelo qual você não deve comprar lista de e-mails!

Para te ajudar com isso, vamos te mostrar 5 motivos pelos quais esta prática de comprar uma lista de contatos não é apenas inviável financeiramente, como também traz problemas de reputação para sua marca!

Segmentação falha

Muitas pessoas que ganham dinheiro vendendo listas de e-mails, oferecem contatos que, segundo eles, são segmentados para cada público. Mas é lógico que isso não acontece na prática, pois seria inviável. Com isso, você acaba tendo em suas mãos uma lista repleta de contatos, mas que não têm real interesse pelo que você vende. Isso por que estes e-mails foram capturados de maneira irregular ou sem o interesse das pessoas. Desta forma, você pode até ter um público grande, mas sem a devida qualificação!

Funil de vendas ineficiente

O conceito de funil de vendas é muito comum no e-mail marketing, conforme já mostramos neste artigo. Porém, ele precisa ser muito bem trabalhado e detalhado. Se você comprar lista de e-mails, não terá o processo natural de topo de funil, que é quando temos as pessoas que podem vir ase interessar no que você tem a oferecer. Depois disso, estas mesmas pessoas se tornam leads qualificados que irão passar por todo o processo de funil de vendas e então, terminar na conversão em compra. Se você compra lista de e-mails, o processo já será falho no início e consequentemente, em todo o restante dele.

Interação praticamente nula

Uma das formas mais eficientes de conseguir bons resultados em termos de marketing digital é justamente a interação com as pessoas. Se você compra lista de e-mails, não tem interação, pois as pessoas ali presentes não têm o menor interesse no que você está vendendo. Sem interesse, não há interação e você acaba apenas perdendo tempo e dinheiro.  Aliás, perder dinheiro é algo comum para quem compra lista de e-mails.

Baixo retorno sobre o investimento

Toda campanha de marketing digital tem custos. Se ela for ineficiente, eles são apenas custos e não trazem retorno financeiro. Ao comprar lista de e-mails, você acaba tendo perda de tempo e dinheiro, investindo em pessoas que não têm interesse no que você oferece!

Prejudicial à marca

Cada vez mais os usuários são criteriosos com as marcas que interagem. Ao comprar lista de e-mails, você acaba invadindo o espaço das pessoas. Além de aumentar as chances de ser classificado como spam, a compra de contatos também tem efeitos negativos sobre a marca. Por isso, não há vantagens para a marca em comprar lista de e-mails.

Perceba que não há nenhuma vantagem em comprar lista de e-mails. Cabe à sua empresa ou marca entender isso e cada vez mais trabalhar com a construção de leads qualificados, que será muito mais viável e resultará em melhores taxas de conversão.

Agora nos diga o que achou do artigo e comente se algum ponto não foi levantado! Participe!

 

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