Entenda a DIFERENÇA ENTRE PÚBLICO-ALVO E PERSONA?

Por 01/07/2018
Entenda a DIFERENÇA ENTRE PÚBLICO-ALVO E PERSONA?

Muito se fala sobre a importância em direcionar a mensagem da sua marca para o seu cliente. Seja para compreender melhor os gostos do seu cliente ou ter mais efetividade nas suas campanhas de marketing, focar sua estratégia na pessoa que vai comprar o seu serviço ou produto. E em meio a tudo isso muitas pessoas confundem público-alvo com buyer persona. Mas são a mesma coisa? O que diferencia um do outro? No texto de hoje vamos tirar todas as suas dúvidas. Vamos começar?

Público-alvo com buyer persona são a mesma coisa?

Antes de tudo, você deve entender que público-alvo não é a mesma coisa que buyer persona. Cada um é indicado para uma finalidade dentro da empresa, tendo como propósito, claro, aumentar a eficácia na comunicaão e nas estratégias de marketing.

O que é público-alvo?

Público-alvo faz uma definição mais técnica, tendo informações como condições econômicas, social e demográfica. Esses dados costumam ser definidos antes de iniciar uma campanha de marketing.

O que é buyer persona?

Já a buyer persona é uma idealização, um perfil fictício construído a partir de algumas informações obtidas sobre o cliente. Geralmente possuem uma imagem e diversas informações que dão ainda mais veracidade a esse perfil. Além disso, outra diferença em relação ao público-alvo é o fato que a buyer persona indica o momento da compra que cada perfil está. Não é difícil ter mais de uma persona em uma mesma empresa, logo é importante compreender bem cada pessoa.

Qual dos dois é mais importante?

Tanto a buyer persona quanto o público-alvo são fundamentais, mas cada um em cada etapa. Enquanto o público-alvo é visto logo no começo para compreender quem compra o seu produto, a buyer persona já é mais específica e muito usada para compreender os gatilhos e estratégias para atingir aquele perfil.

Devo focar em qual na hora da gestão das redes sociais?

Você pode usar um pouco dos dois na hora de gerir as suas redes sociais. O seu público-alvo pode te ajudar a direcionar melhor os seus esforços em um determinado tipo de público, de acordo com as características apresentadas.

Já a buyer persona contribui para elaborar uma mensagem que realmente impacte o seu cliente em potencial. Como você tem uma definição mais real de quem é essa pessoa, fica mais fácil pensar na comunicação e na forma de criar um conteúdo no formato ideal.

Comece hoje definindo sua buyer persona e seu público-alvo

Se você se interessou e quer saber mais como definir sobre a sua buyer persona e seu público-alvo, saiba que é necessário investir tempo e recursos para ter uma ideia correta de quem é um ou outro. Afinal de contas, é importante compreender os dois, não só na gestão das redes sociais como também em outras estratégias. A definição errada pode prejudicar e muito o seu negócio. Por isso é importante escolher a empresa ideal para realizar essa atividade tão essencial para o sucesso do seu negócio.

Como escolher a agência ideal?

Você deve escolher uma agência que tenha a ver com o seu negócio e que atenda aos resultados que você espera alcançar. Aqui na Harpia Propaganda temos a preocupação em oferecer a melhor solução para o que a sua empresa precisa para alavancar de vez. Seja através da criação de websites ou a elaboração de estratégias digitais, somos uma agência digital que faz a diferença no dia a dia.

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