Google Adwords: descubra o que é e como funciona

Por 05/05/2016
Google Adwords: descubra o que é e como funciona

Existem certas ferramentas que qualquer empresa precisa utilizar se quiser obter uma presença significativa na Internet, e o Google AdWords é uma delas. Ousamos dizer que ela seja a principal das ferramentas, devido à sua grande importância para as empresas que decidem investir no marketing digital, a fim de chamar a atenção dos clientes também no ambiente virtual.

Se você não sabe que ferramenta é essa ou como utilizá-la, este texto é para você. Continue lendo para saber mais!

O que é o Google AdWords?

Google AdWords é um programa de publicidade e anúncios que aparecem nos resultados de busca do próprio Google, e que beneficia as empresas que a ele aderem. Ficou complicado para entender? Tudo bem, explicaremos.

Se você experimentar digitar algo como “pizzaria” no Google, neste momento, os primeiros três resultados que aparecerão serão links de pizzarias próximas à sua casa. Abaixo desses links, haverá um selo retangular amarelo escrito “Anúncio”. Esses são links do Google AdWords.

Como o AdWords funciona?

O AdWords funciona da seguinte forma: uma empresa se cadastra no Google e paga para que seus serviços ou produtos sejam mostrados a quem procurar por palavras-chave referentes ao seu negócio. No exemplo dado, as empresas que apareceram no retorno da busca pagaram ao Google para ter destaque quando alguém procurar por “pizzaria”.

Para um melhor gerenciamento desses anúncios, o AdWords usa um sistema de leilão automatizado, em que as campanhas de diferentes empresas disputam posições de destaque nas buscas realizadas no Google ou nas exibições de vídeos no YouTube.

Esse leilão é determinado de forma automática pelo Google, que leva em consideração alguns fatores:

  • Lance máximo determinado pelo próprio anunciante;
  • Índice de Qualidade das Campanhas: o Google avalia a campanha da empresa;
  • Resultado esperado pelo anunciante.

Em relação ao lance máximo, não há mistério: o Google considera quem “paga mais” pela ação pretendida pela campanha. É possível pagar por cliques, por visualizações ou até mesmo por conversão na compra de produtos ou aquisição de serviços.

Já o Índice de Qualidade das Campanhas é uma métrica criada pelo Google para avaliar a qualidade das campanhas dos anunciantes com base em três fatores:

  • O CTR (click through rate): índice que mede a média de cliques por visualização da sua campanha;
  • a Relevância da campanha para quem está buscando no Google;
  • Landing Page: página que vai receber o público quando ele clicar no anúncio.

O resultado depende do tipo de anúncio publicado e das estratégias de marketing utilizadas pelo anunciante. A divulgação pode ser feita num vídeo do YouTube, por exemplo, cujo pagamento será efetuado apenas se houver uma conversão, ou seja, uma compra. Cada motivação funciona melhor num determinado formato de anúncio e isso influencia no posicionamento das campanhas no leilão do Google AdWords.

Como criar uma campanha no Google AdWords?

Gerar uma campanha no Google AdWords é muito simples, graças à facilidade da plataforma criada pelo Google para gerenciar esse tipo de iniciativa.

O primeiro passo é se cadastrar no Google AdWords, com os dados do seu site e também os do responsável por ele e pela campanha.

O segundo passo é escolher as palavras-chave que serão associadas ao seu produto. Para facilitar o trabalho dos iniciantes, o Google oferece uma ótima ferramenta chamada Planejador de Palavras-Chave, que permite ao usuário pesquisar e descobrir quais as mais utilizadas no seu tipo de negócio.

Já o próximo passo consiste em definir as condições da sua campanha. É necessário decidir se ela servirá para atrair cliques e visitas para seu site, para gerar mais vendas ou apenas para exibir a sua marca e fortalecê-la na rede. Também é preciso definir o orçamento para a campanha, que pode ser mensal, diária ou por outro período de tempo determinado.

Finalmente, deve-se colocar a campanha no ar e passar a gerenciar e controlar os seus resultados, por meio da análise das informações que são informadas pelo próprio Google.

Viu como é fácil utilizar o Google AdWords? Sem dúvida, esse tipo de ferramenta pode fazer com que sua empresa tenha uma presença online extremamente significativa. Para mais informações e dicas legais como esta, lembre-se de assinar a nossa newsletter!

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