A importância do marketing digital no empreendedorismo

Por 06/12/2017
A importância do marketing digital no empreendedorismo

Você conhece a importância do marketing digital no empreendedorismo? Vamos começar explicando melhor cada termo. A publicidade tradicional alcança um grande número de pessoas é bastante limitado ao segmentar o público, por isso, acaba sendo veiculada para pessoas que não tem real interesse pela divulgação. Os meios de comunicação utilizados são televisão, rádio, revistas e demais impressos. Já o marketing digital, utiliza meios de comunicação digitais, como site e redes sociais e, por isso, permite segmentar o público.

Mas as vantagens do marketing digital vão muito além da segmentação de público. É importante destacar que o marketing digital é uma adaptação necessária para acompanhar o perfil do consumidor moderno. Pesquisas mostram que grande parte das compras realizadas atualmente começa com uma pesquisa na internet.

Para quem serve o marketing digital?

Pequenos, médios e grandes negócios podem se beneficiar do marketing digital. Todos os segmentos de empreendedorismo podem ter vantagens com o marketing digital. E a explicação para isso é o perfil do consumidor moderno, que passa cada vez mais tempo conectado ao mundo virtual. As novidades do marketing digital são muitas e os empreendedores precisam se manter atualizados sobre o tema para se comunicarem com o cliente.

Como funciona o marketing digital?

Site, blog, redes sociais, vídeos, são diversas ferramentas que compõem o marketing digital. Podemos dividir sua base em quatro partes: atrair, relacionar, converter e analisar. Com esses objetivos bem definidos, basta adaptar o conteúdo e as mídias de acordo com o perfil do empreendedorismo.

Atrair

– a primeira etapa consiste em atrair a atenção do consumidor. Para isso, primeiro é preciso segmentar e definir o público-alvo. Dessa forma, é possível levar a mensagem certa para as pessoas certas. Esse passo deve ser feito com o compartilhamento de conteúdo relevante para o público – as vendas ficam para uma próxima etapa.

Relacionar

– o marketing digital tem como objetivo estabelecer um relacionamento entre empresa e consumidor. Dessa forma, a venda será uma consequência natural. Para isso, é importante compartilhar conteúdo de qualidade e conquistar a confiança do público. Assim, a empresa gera credibilidade e se coloca como especialista na área, ganhando destaque dente a concorrência.

Converter

– o terceiro passo é converter o leitor em consumidor. Para isso, é importante mostrar as vantagens da compra. Esse passo a passo apresenta grandes resultados, pois a oferta só é feita quando já existe uma relação entre marca e cliente e a confiança já foi estabelecida nesse momento.

Analisar

– por último, é preciso analisar os pontos fracos e fortes dos passos anteriores. Assim, é possível planejar as próximas campanhas de divulgação de forma clara e objetiva, já sabendo as preferências do público. Com o marketing digital, é possível obter dados completos, como idade, local de moradia e preferências do público alvo, dias e horários com mais visibilidade, além de temas mais acessados.

Vale destacar que o marketing digital gera mais lucro com menos investimento em comparação à publicidade tradicional. Por isso, esse formato tem sido o preferido entre consumidores e empreendedores.

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