A importância do planejamento de mídia

Por 11/09/2017
A importância do planejamento de mídia

Um planejamento de mídia bem executado é a peça-chave para garantir o sucesso de uma campanha de divulgação. É preciso seguir o perfil da marca e do público-alvo, adaptando os detalhes de forma harmônica, mas alguns passos são essenciais para um planejamento de mídia bem estruturado e eficiente, como será visto no decorrer desse texto. É importante procurar uma agência de marketing com profissionais capacitados no assunto para garantir uma boa execução da estratégia de divulgação da sua empresa.

Uma campanha feita sem planejamento pode até atingir um grande número de pessoas, mas grande parte delas sequer estará inclusa no público-alvo, ou seja, não serão convertidas em consumidores. Em alguns casos, uma campanha sem estrutura pode até mesmo se transformar em algo negativo que arranha a imagem da marca e afasta os clientes de seus serviços.

Por isso, é melhor não correr riscos e divulgar sem antes planejar. Afinal, a propaganda é a alma do negócio, não é mesmo? Então é fundamental contar com a ajuda de profissionais experientes antes de começar.

Vantagens do planejamento de mídia

  • – Definir cada passo da campanha de forma inteligente e estruturada
  • – Conhecer os próximos passos, até o final da campanha, antes mesmo de começar
  • – Desenvolver a comunicação de acordo com o perfil do público-alvo
  • – Alinhar toda a equipe em prol do mesmo objetivo
  • – Prever os resultados de cada passo
  • – Veicular a mensagem correta, para o público correto e no local adequado
  • – É garantia de retorno e de sucesso
  • – Possibilita a análise de dados de cada etapa da campanha

Passo a passo do planejamento de mídia

1. Briefing

Antes de começar a desenvolver o planejamento de mídia, é preciso desenvolver o briefing, documento entregue pela empresa à agência de marketing com todas as informações necessárias: público atendido, atividades realizadas, produtos oferecidos e demais informações relevantes acerca da instituição. Outro ponto fundamental do briefing é deixar claro qual é o objetivo esperado com o planejamento de mídia: divulgar novidades, lançar promoções, conquistar novos clientes, etc.

2. Público alvo

Um planejamento de mídia bem-feito deve sempre pensar no perfil do público-alvo. Idade, onde mora, preferências, etc. Assim, a campanha terá o alcance esperado.

3. Meios de divulgação

Hoje em dia são inúmeras opções: redes sociais, e-mail marketing, canais de televisão, revistas, dentre tantos outros canais de comunicação. Para isso, é preciso voltar lá no item 2 e entender onde o público-alvo passa mais tempo.

4. Análise de dados

Com a campanha em andamento, é hora de analisar os dados e observar as respostas do público-alvo. Dessa forma, é importante conhecer os pontos fortes e fracos e fazer pequenos ajustes se for necessário.

Com essas informações em mãos, basta saber quais são os objetivos desejados pela sua empresa, montar um briefing e deixar o trabalho nas mãos dos profissionais experientes de uma agência de marketing. Dessa forma, a equipe pode seguir focada no trabalho do dia a dia, enquanto a campanha planejada rende melhores resultados e traz um maior retorno.

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