A importância do planejamento de mídia

Por 11/09/2017
A importância do planejamento de mídia

Um planejamento de mídia bem executado é a peça-chave para garantir o sucesso de uma campanha de divulgação. É preciso seguir o perfil da marca e do público-alvo, adaptando os detalhes de forma harmônica, mas alguns passos são essenciais para um planejamento de mídia bem estruturado e eficiente, como será visto no decorrer desse texto.

É importante procurar uma agência de marketing com profissionais capacitados no assunto para garantir uma boa execução da estratégia de divulgação da sua empresa.

Uma campanha feita sem planejamento pode até atingir um grande número de pessoas, mas grande parte delas sequer estará inclusa no público-alvo, ou seja, não serão convertidas em consumidores. Em alguns casos, uma campanha sem estrutura pode até mesmo se transformar em algo negativo que arranha a imagem da marca e afasta os clientes de seus serviços.

Por isso, é melhor não correr riscos e divulgar sem antes planejar. Afinal, a propaganda é a alma do negócio, não é mesmo? Então é fundamental contar com a ajuda de profissionais experientes antes de começar.

Vantagens do planejamento de mídia

– Definir cada passo da campanha de forma inteligente e estruturada;

– Conhecer os próximos passos, até o final da campanha, antes mesmo de começar;

– Desenvolver a comunicação de acordo com o perfil do público-alvo;

– Alinhar toda a equipe em prol do mesmo objetivo;

– Prever os resultados de cada passo;

– Veicular a mensagem correta, para o público correto e no local adequado;

– É garantia de retorno e de sucesso;

– Possibilita a análise de dados de cada etapa da campanha.

Passo a passo do planejamento de mídia

A seguir, confira os 5 passos para desenvolver um plano de mídia efetivo:

1. Briefing

Antes de começar a desenvolver o planejamento de mídia é preciso desenvolver o briefing, documento entregue pela empresa à agência de marketing com todas as informações necessárias: público atendido, atividades realizadas, produtos oferecidos e demais informações relevantes acerca da instituição.

Outro ponto fundamental do briefing é deixar claro qual é o objetivo esperado com o planejamento de mídia: divulgar novidades, lançar promoções, conquistar novos clientes, etc.

2. Público-alvo

Um planejamento de mídia bem-feito deve sempre pensar no perfil do público-alvo. Idade, onde mora, preferências, etc. Assim, a campanha terá o alcance esperado.

3. Meios de divulgação

Hoje em dia são inúmeras opções: redes sociais, e-mail marketing, canais de televisão, revistas, dentre tantos outros canais de comunicação. Para isso, é preciso voltar lá no item 2 e entender onde o público-alvo passa mais tempo.

4. Análise de dados

Com a campanha em andamento, é hora de analisar os dados e observar as respostas do público-alvo. Dessa forma, é importante conhecer os pontos fortes e fracos e fazer pequenos ajustes se for necessário.

Com essas informações em mãos basta saber quais são os objetivos desejados pela sua empresa, montar um briefing e deixar o trabalho nas mãos dos profissionais experientes de uma agência de marketing. Dessa forma, a equipe pode seguir focada no trabalho do dia a dia, enquanto a campanha planejada rende melhores resultados e traz um maior retorno.

5. Monitoramento

Para que a estratégia do planejamento de mídia seja bem sucedida, é fundamental fazer o acompanhamento constante do progresso.

Para isso, é necessário investir em ferramentas de monitoração e análise do desempenho online, como o Google Analytics, por exemplo. Disponibilizado gratuitamente, o software possibilita ao usuário efetuar a avaliação do comportamento dos internautas na página do seu negócio, abrangendo desde sites a e-commerces.

A ferramenta faz um levantamento do número e visitas que a página teve por dia, semana e mês, além de apontar as publicações mais lidas, principais buscas e produtos/serviços mais comercializados.

Experimentar novas soluções é fundamental para manter a marca atualizada

É perfeitamente comum que uma marca ao encontrar os meios e veículos de divulgação ideais para o seu negócio acabe se acomodando. Ainda que estes meios proporcionem resultados satisfatórios, este posicionamento pode fazer com que o profissional de mídia não esteja aberto a conhecer outras soluções – o que pode ser perigoso.

É fundamental que o profissional esteja disposto a testar outros métodos que o mercado oferece, principalmente as novidades, para que a marca possa manter-se atualizada.

Ao empregar esta postura, ele terá um leque maior de opções quando for elaborar o planejamento de mídia do seu consumidor. Tenha em mente que evitar a mesmice é uma questão de sobrevivência.

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