Internet das coisas: ela promete ser o futuro do marketing. Você conhece?

Por 03/03/2017
Internet das coisas: ela promete ser o futuro do marketing. Você conhece?

O desenvolvimento tecnológico das últimas décadas tem levado o mundo a vivenciar a quarta Revolução Industrial. Ela vem marcada por uma inovação crescente que promete automatizar muitos processos por meio de sistemas ciberfísicos. Isso se tornou possível graças à internet das coisas (IoT) e à computação na nuvem.

Diversas áreas deverão se adaptar a essa evolução. O marketing, por exemplo, já conta com software e outras tecnologias de funcionamento automático.

Internet das coisas e o marketing

A internet das coisas interliga vários aparelhos ao mesmo tempo por meio da internet. Ela é capaz de coletar informações de uso, compartilhar, ampliar a interação humana e fornecer um big data, que pode ser utilizado para solucionar problemas.

Para o marketing, a IoT significa utilizar e adaptar plataformas para atender melhor e vender mais. Com isso, é possível agir com mais velocidade e criar experiências interessantes para os clientes.

São comuns os relatos de consumidores que, enquanto caminham nas ruas ou shopping, recebem mensagens do comércio local fazendo convites e informando sobre promoções. Geralmente, são de empresas que utilizam uma aplicação de bluetooth que permite enviar mensagens para dispositivos ativos que estejam ao alcance da transmissão.

Situações como essa se ampliarão cada vez mais possibilitando uma experiência mais abrangente. A IoT já faz parte do marketing e está na mensagem automática, no pedido feito pelo aplicativo, na comunicação com o chatbot. Entretanto, a inovação não irá parar por aí! Espere por novos dispositivos digitais, tais como monitores de carros e painéis de refrigeradores.

Automação de marketing

Com o volume de dados e atividades é necessário utilizar softwares e outras tecnologias para automatizar o marketing. Uma ferramenta de automação de marketing possibilita a identificação e acompanhamento do seu público. Dessa maneira, você pode agir de forma personalizada com eles e melhorar o relacionamento.

As pessoas não procuram somente um produto ou serviço, elas procuram uma experiência. Por esse motivo, a empresa deve buscar utilizar a internet das coisas para estreitar a relação com os clientes.

O dia a dia da equipe de marketing não é fácil: ter que montar campanhas, gerenciar informações dos clientes, segmentar, comunicar, tudo ao mesmo tempo. Nesse sentido, é preciso utilizar ferramentas que reduzam o trabalho manual. Ao mesmo tempo, em que aumenta a produtividade do time.

Marketing 4.0, o futuro do marketing

Com a internet das coisas, a computação na nuvem e a popularização da tecnologia, o marketing precisou se transformar. Hoje ele ainda ocorre da forma tradicional, mas adentrou no mundo tecnológico e digital tornando-se o marketing 4.0.

O cliente interage com lojas e marcas em diversas plataformas. Ele obtém informações de produtos e serviços apenas com alguns toques na tela do seu aparelho. A partir disso, estabelece com a marca uma relação de proximidade que não existia antes.

Nesse cenário, os consumidores se tornam advogados das marcas, quando são envolvidos por ela. Enquanto as marcas precisam interagir mais com os clientes para fidelizá-los. O futuro do marketing considera os sentimentos humanos, as transformações da sociedade e as revoluções digitais de interação na rede.

Artigos relacionados

COMENTÁRIOS


© Copyright 2018 - Todos direitos reservados a Harpia Propaganda