3 Maneiras de usar dados para analisar o comportamento de clientes

Por 13/07/2018
3 Maneiras de usar dados para analisar o comportamento de clientes

Nos dias atuais é extremamente importante não apenas conhecer, mas estudar e constantemente monitorar o comportamento dos consumidores. Isso permite que você, a empresa ou vendedor, conheça melhor quem é o seu potencial cliente e encontre as melhores formas de convertê-lo em um verdadeiro cliente, um consumidor do seu produto ou serviço e, num cenário ainda melhor, fidelizá-lo para que ele volte a comprar mais e mais vezes com você.

Além de identificar melhor o seu cliente, utilizar dados para analisar o comportamento do consumidor permite não só encontrar melhores oportunidades para fechar negócio, mas também a identificar as possíveis ameaças ao seu negócio – como a insatisfação e até mesmo a recusa dos clientes.

Conhecendo agora de um modo geral o porquê de fazer o uso de dados para analisar o comportamento de clientes, vamos ao que é mais importante: as maneiras que você pode fazer isso e como fazê-lo. Confira!

1. Criar o seu público-alvo

Uma coisa muito importante hoje em dia quando se trata de vender, de fechar negócio e de atrair clientes é ter um público-alvo definido.

Ter um público-alvo e mirar nele na hora de fazer a sua propaganda é muito melhor do que sair dando tiro para todo o lado e gastar seus esforços em vão, com clientes que não vão realmente fechar negócio.
Quando você usa dados reais para analisar o comportamento do consumidor e tem um público-alvo bem estabelecido, você consegue decifrar quem são, onde estão, o que fazem e o que desejam essas pessoas.

2. Oferecer um atendimento de melhor qualidade

Hoje em dia, um diferencial que conta muitos pontos com o cliente é a qualidade com a qual ele é atendido. Entretanto, como você já deve ter percebido ao conferir os dados, os consumidores costumam divergir de muitas formas em seu comportamento. Alguns clientes gostam de uma explicação bem detalhada de como o produto funciona, alguns estão com pressa e desejam que os atendentes sejam mais práticos, outros gostam de conversar e até aceitariam um cafezinho dependendo do tempo para negociação.

Conhecer o consumidor, sobretudo os seus potenciais clientes usando dados e fazendo uma análise clara de como eles se comportam é fundamental para, assim, conseguir traçar um plano de atendimento diferenciado e eficaz que irá satisfazer os seus clientes.

3. Ofertar o que realmente faz sentido para o seu cliente

Se a sua empresa não estiver vendendo bem, pode ser que a oferta feita não faça sentido para o perfil de cliente da sua empresa. Como você corrige isso? Utilizando mais uma vez os dados que compõe o perfil dos seus potenciais clientes para entender como eles se comportam. A oferta sempre precisa ser coerente com a motivação e o desejo do cliente.

A CVC, por exemplo, agência de viagens bem conhecida aqui no Brasil, usa os dados para compreender o nível de intenção de compra daqueles que acessam seu site, o seu poder aquisitivo, a motivação da compra e, a partir da analise desses dados, faz uma personalização da oferta que combina com o perfil do internauta, fazendo não só com que ele se interesse pelo pacote ofertado, mas que a empresa tenha ainda argumentos que realmente façam sentido para convencer aquele perfil.

Como podemos ver, os dados que são levantados a respeito do público, quando analisados a fim de entender o comportamento dos clientes, podem ser usados de diferentes maneiras, mas sempre com as mesmas intenções: de atingir melhor o seu público, de ter mais proveito dos seus esforços em propaganda, divulgação e atendimento e, é claro, de fechar mais negócios e garantir a satisfação daquele cliente.

E aí na sua empresa, como são utilizados os dados obtidos a respeito dos consumidores? É feita uma análise prévia do perfil do seu público e uma análise de como eles se comportam e de como sua empresa pode tirar proveito disso? Deixe o seu comentário!

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