Marketing Digital como vantagem competitiva

Por 21/07/2018
Marketing Digital como vantagem competitiva

A expansão do público da internet ao longo dos anos proporcionou inúmeros novos desafios às empresas, mas ao mesmo tempo grandes vantagens. Isso porque, devido ao seu grande alcance, empresas de porte pequeno podem se expandir na internet da mesma forma ou até mais do que empresas grandes.

Alternativa que demanda de valores mais baixos de investimentos, o marketing digital tem se tornado uma das principais ferramentas estratégicas das empresas justamente por oferecer vantagens competitivas a baixos investimentos, colocando empresas de porte pequeno e médio a um patamar mais alto do que sua estrutura e financeira muitas vezes as permitem no âmbito físico.

O marketing digital, portanto, pode fazer com que sua empresa saia na frente e conquiste mais espaço no mercado de forma mais rápida e duradoura. Nessa publicação você irá saber um pouco mais sobre de que forma essas estratégias auxiliam na competitividade dos empreendimentos e conhecer razões para investir em marketing digital.

Disponibilidade a qualquer momento e lugar

Nem sempre uma empresa com uma equipe reduzida consegue estar disponível ao cliente no momento ou local que ele deseja. Isso porque, para estar presente de forma física, a empresa precisa de várias pessoas envolvidas, realidade que cada vez está mais difícil de ser encontrada pois os empreendimentos têm se tornado mais enxutos.

Desta forma, a empresa que trabalha com marketing digital dá um passo a frente das demais que não utilizam as estratégias, pois possibilita que o cliente tenha acesso a informações e, possivelmente, até ao produto e serviço que deseja a qualquer momento do dia.

Mesmo que a empresa não trabalhe com um canal de atendimento 24h ou uma loja on-line, o simples fato de oferecer mais informação ao cliente de forma on-line evita que ele tenha que ir até o local para saber mais sobre a empresa, o que pode colocá-la em destaque em relação a empreendimentos que trabalham apenas no âmbito físico.

Custo x Benefício

A internet possui uma série de canais gratuitos de divulgação, mas mesmo que a empresa opte por pagar por publicações patrocinadas – como é o caso das redes sociais – o valor de investimento costuma ser muito baixo se considerado o número de pessoas que elas poderão alcançar.

Além disso, na internet não há limitações em relação a quantidade ou tamanho dos conteúdos publicados, portanto a empresa pode manter uma alimentação frequente de postagens sem se preocupar com aumentos de custos. Essas postagens ainda podem ser personalizadas e direcionadas de acordo com o público-alvo da marca.

Por fim, as plataformas de sites e as redes sociais oferecem ferramentas gratuitas para a análise do fluxo dentro das páginas, de modo que o empreendedor possa conhecer mais sobre o seu público e avaliar as estratégias de marketing por meio de relatórios fornecidos gratuitamente.

Aumento da fidelidade

Por fim, quando o cliente já visitou a sua página para obter mais informações, as chances de que ele passe a acompanhar as atividades da empresa são muito maiores por meio dessa plataforma do que através de um meio físico. Isso porque a internet – especialmente as redes sociais – permite que o cliente e a marca criem um relacionamento, de modo que a empresa possa manter a interação com seu público.

A principal finalidade dessa interação contínua é formar clientes fiéis, que continuarão comprando da empresa por ideais que muitas vezes vão além do produto ou serviço e que podem considerar até mesmo a forma com que a marca se relaciona pela internet como um fator decisório para a compra.

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