Realidade virtual e marketing de conteúdo

Por 06/04/2017
Realidade virtual e marketing de conteúdo

Quem tem interesse por ciência, tecnologia e inovações já deve ter reparado que realidade virtual é o termo do momento. Com a popularização do uso da RV em jogos, eventos, grandes convenções e aplicativos, cada vez mais se debate o uso dessa tecnologia no marketing digital. O futuro já chegou e está acontecendo agora. Você está pronto?

O que é realidade virtual?

Realidade virtual é uma tecnologia que permite a fantástica inserção do usuário em um ambiente virtual em três dimensões. Para isso, podem ser usadas diversas plataformas sensoriais. O mais comum é usufruir da visão do usuário, através da criação de ambientes virtuais alucinantes, com muitos detalhes visuais, mas também é possível utilizar recursos táteis e sonoros.

Para usufruir da realidade virtual, o método mais simples, barato e acessível é investir em equipamentos especiais, como óculos (o mais famoso é o oculus rift) e headsets (aqueles fones de ouvido com microfones e botões de regulação de volume acoplados). Assim, é possível inserir o usuário em um ambiente totalmente simulado, que mudará totalmente a percepção dele sobre o conteúdo apresentado.

Como a realidade virtual pode ser útil para o marketing digital?

A realidade virtual proporciona ao usuário uma experiência totalmente imersiva em 360º, que aguça múltiplos sentidos. Investir em algo assim cria uma experiência simbólica para o usuário, que não esquece daquilo a longo prazo. Um bom texto que ajude o cliente, ou um e-book detalhado e completo, criam uma relação entre o usuário e a empresa, sem dúvidas. Mas a realidade virtual significa uma experiência vivida pelo próprio cliente, na pele. É diferente de qualquer ação de marketing de guerrilha já inventada antes, devido à sua complexidade. A popularização da RV significa uma revolução na elaboração de conteúdo, porque coloca seu cliente dentro dele.

Como usar a realidade virtual no content marketing

Tudo é muito novo no âmbito da relação entre realidade virtual e content marketing, então quem começar a investir nisso deve abusar da criatividade.  Durante o período de divulgação que precedeu a estreia da novela Sol Nascente, da faixa das seis da tarde, a Rede Globo apostou na reprodução dos principais cenários da telenovela, com um detalhe especial: todos os cenários foram recriados digitalmente para serem reproduzidos pelo público em 360º.  O vídeo com esses cenários em 360º foi postado no YouTube, que já comporta o recurso há algum tempo. Assim, o telespectador que acessava o conteúdo em vídeo poderia conhecer todos os ambientes em que a história se passa, integralmente. Além disso, a equipe de marketing da emissora também enviou a YouTubers e blogueiros do segmento de TV e cultura pop alguns cartões especiais de realidade virtual que, quando acionados, liberavam interações especiais com o tal vídeo.

V-Commerce

Outra proposta interessante é o V-Commerce – a criação de vídeos em 360º para lojas virtuais, oferecendo ao cliente toda uma dinâmica inovadora e revolucionária na aquisição de produtos e serviços. Imagine, por exemplo, o site de uma imobiliária que oferece aos clientes no blog da empresa vídeos em 360 onde é possível ver integralmente os apartamentos disponíveis? Ou o site de um escritório de arquitetura que dê dicas de ambientação da mesma maneira?

A realidade virtual já é uma possibilidade real para inovar na produção de conteúdo.

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