Tudo que você precisa saber sobre funil de vendas

Por 15/09/2017
Tudo que você precisa saber sobre funil de vendas

Pensando em criar um negócio online? Ou buscando uma nova forma de divulgação para a sua marca? Se você está em busca dos melhores resultados para a sua empresa no ambiente digital, então vale a pena conhecer e apostar no uso do funil de vendas. Essa é uma estratégia do inbound marketing que tem como objetivo conduzir o consumidor durante todas as etapas de compra.

O funil de vendas acompanha o cliente desde o primeiro contato com a empresa, passando por cada etapa do processo de compra. Para isso, é necessário percorrer três etapas: topo, meio e fundo. Para um funil de vendas bem estruturado, é importante reunir a equipe de vendas e de comunicação de forma alinhada em prol dos mesmos objetivos.

– Topo do Funil

Essa é a primeira etapa, quando o visitante encontra a empresa e conhece os produtos e serviços oferecidos. Para transformar o visitante do site em um potencial cliente, é preciso apostar em conteúdos relevantes e de interesse do público alvo. Para conquistar a atenção do leitor, muitas empresas apostam no uso de landing pages para o topo do funil.

Uma landing page é uma página de atração, onde a marca oferece um conteúdo gratuito (e-book, pdf, etc) e, em troca, o visitante fornece algumas informações básicas, como e-mail, para manter receber novidades e ofertas. Ou seja, o visitante abre as portas para manter uma comunicação com a empresa, mostrando que tem interesse no conteúdo oferecido.

– Meio do funil

Nessa segunda etapa, o leitor já conhece a empresa e se mostra interessado, no entanto, algumas dúvidas ainda impedem a finalização da compra. O foco nesse momento é a nutrição de leads, ou seja, o envio constante de conteúdos e mais informações até que a equipe avalie que chegou a hora ideal de apresentar as opções de compra.

– Fundo do funil

Última etapa do processo, quando o cliente se sente seguro e finaliza a compra. Apesar de ser a última etapa e finalizar com o sucesso da venda, lembre-se que é importante manter uma boa comunicação pós compra, mostrando ao consumidor que ele segue sendo uma pessoa importante para a empresa e que a sua opinião é relevante e bem vinda. Além disso, um atendimento pós-venda bem realizado é uma ótima forma de fidelizar os clientes e promover novas vendas.

Vantagens de usar um funil de vendas

– Maiores resultados

Com o passo a passo do processo de vendas bem estruturado, o consumidor enxerga a empresa como um canal de confiança no tema abordado, dessa forma, a compra é uma consequência natural.

– O produto certo para o cliente certo

No momento certo, será vendido o produto ideal para o público alvo. Ou seja, todo o esforço empregado no procedimento terá retorno garantido. Essa é a melhor forma de atingir consumidores que realmente se interessem pela empresa.

– Custo benefício

A publicidade está evoluindo e o perfil do consumidor também. Os meios tradicionais de marketing custam mais caro e já não tem a mesma resposta do público. Por isso, o funil de vendas tem o melhor custo benefício ao otimizar os resultados.

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