Tudo que você precisa saber sobre funil de vendas

Por 15/09/2017
Tudo que você precisa saber sobre funil de vendas

Pensando em criar um negócio online? Ou buscando uma nova forma de divulgação para a sua marca? Se você está em busca dos melhores resultados para a sua empresa no ambiente digital, então vale a pena conhecer e apostar no uso do funil de vendas. Essa é uma estratégia do inbound marketing que tem como objetivo conduzir o consumidor durante todas as etapas de compra.

O funil de vendas acompanha o cliente desde o primeiro contato com a empresa, passando por cada etapa do processo de compra. Para isso, é necessário percorrer três etapas: topo, meio e fundo. Para um funil de vendas bem estruturado, é importante reunir a equipe de vendas e de comunicação de forma alinhada em prol dos mesmos objetivos.

– Topo do Funil

Essa é a primeira etapa, quando o visitante encontra a empresa e conhece os produtos e serviços oferecidos. Para transformar o visitante do site em um potencial cliente, é preciso apostar em conteúdos relevantes e de interesse do público alvo. Para conquistar a atenção do leitor, muitas empresas apostam no uso de landing pages para o topo do funil.

Uma landing page é uma página de atração, onde a marca oferece um conteúdo gratuito (e-book, pdf, etc) e, em troca, o visitante fornece algumas informações básicas, como e-mail, para manter receber novidades e ofertas. Ou seja, o visitante abre as portas para manter uma comunicação com a empresa, mostrando que tem interesse no conteúdo oferecido.

– Meio do funil

Nessa segunda etapa, o leitor já conhece a empresa e se mostra interessado, no entanto, algumas dúvidas ainda impedem a finalização da compra. O foco nesse momento é a nutrição de leads, ou seja, o envio constante de conteúdos e mais informações até que a equipe avalie que chegou a hora ideal de apresentar as opções de compra.

– Fundo do funil

Última etapa do processo, quando o cliente se sente seguro e finaliza a compra. Apesar de ser a última etapa e finalizar com o sucesso da venda, lembre-se que é importante manter uma boa comunicação pós compra, mostrando ao consumidor que ele segue sendo uma pessoa importante para a empresa e que a sua opinião é relevante e bem vinda. Além disso, um atendimento pós-venda bem realizado é uma ótima forma de fidelizar os clientes e promover novas vendas.

Vantagens de usar um funil de vendas

– Maiores resultados

Com o passo a passo do processo de vendas bem estruturado, o consumidor enxerga a empresa como um canal de confiança no tema abordado, dessa forma, a compra é uma consequência natural.

– O produto certo para o cliente certo

No momento certo, será vendido o produto ideal para o público alvo. Ou seja, todo o esforço empregado no procedimento terá retorno garantido. Essa é a melhor forma de atingir consumidores que realmente se interessem pela empresa.

– Custo benefício

A publicidade está evoluindo e o perfil do consumidor também. Os meios tradicionais de marketing custam mais caro e já não tem a mesma resposta do público. Por isso, o funil de vendas tem o melhor custo benefício ao otimizar os resultados.

Saber a trajetória percorrida pelo cliente desde o primeiro contato com a empresa até o ato da compra é um dos principais intuitos do Inbound Marketing. Para isso, o funil de vendas é essencial para tomar conhecimento sobre o caminho do cliente, a fim de aprimorar as estratégias e garantir mais negócios fechados.

O que é?

Apesar do que muitas pessoas acham, o processo de compra de um produto é bastante longo e é composto por diversas etapas. Desde o momento que o futuro cliente pesquisa sobre alguma solução para sua demanda, toma conhecimento sobre o seu produto ou serviço e finaliza a compra, existem muitos passos a serem percorridos, que indicam quais dos leads (visitantes de sites, blogs e redes sociais da empresa, que têm potencial para fechar negócio) estão mais aptos para serem convertidos em negócio.

Um cliente que acabou de descobrir a existência da sua empresa ou do seu produto está uma etapa mais atrasada do que aquele que está pesquisando as formas de pagamento dentro do seu site. Tais etapas, que são inseridas em um desenho de funil, caracterizam esse comportamento. Ao todo, o funil tem três delas divididas: topo, meio e fundo do funil.

Como funciona o funil de vendas?

A primeira etapa é o topo do funil, quando o cliente toma conhecimento sobre os serviços oferecidos por sua empresa. Esse é o momento exato e propício para que o Inbound Marketing chame a atenção do cliente para a empresa, por meio de conteúdos relevantes de acordo com o público-alvo. Tais conteúdos devem esclarecer qualquer dúvida, de modo que ele fique estimulado a investir a atenção em sua marca.

Assim, é possível criar um relacionamento com o cliente, a fim de fidelizá-lo e encaminhá-lo para o processo de venda. Landing pages, e-mail marketing, entre outras estratégias do Inbound Marketing, podem ajudar nesse estreitamento empresa/cliente. A partir disso eles se tornarão leads, podendo gerar oportunidades de negócio.

Já no meio do funil o lead já pesquisou o bastante e passou a entender que realmente precisa adquirir um produto ou serviço para sanar sua demanda. Nesse estágio, o Inbound Marketing passa a investir na comunicação personalizada com cada um deles, de acordo com as especificações de cada um, colhidas nas landing pages, por exemplo.

De maneira mais prática, esse é o momento de nutrir esses leads para que se tornem realmente uma chance de negócio para a empresa. Procure investir em conteúdos ainda mais segmentados e que deixem claras as opções de venda, as vantagens da sua marca e empresa, a confiança que ele pode ter em adquirir um produto da mesma, etc., a fim de levá-lo cada vez mais perto da etapa final.

A última etapa, o fundo do funil, é uma das mais delicadas, uma vez que todo o processo de envolvimento do cliente foi eficaz e deve ser concretizado com a ação mais importante. Nessa etapa, ele está seguro sobre a sua decisão de comprar um produto da sua loja e é a hora do vendedor entrar em ação.

Ele entrará em contato diretamente com o cliente, com todas as informações em mãos sobre o mesmo que foram colhidas pelo marketing. Com isso, o atendimento será segmentado, personalizado e com muito mais identidade, o que garantirá o fechamento da venda.

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