Dicas para investir em Facebook Ads

Por 12/04/2017
Dicas para investir em Facebook Ads

Recorrer a anúncios pagos é uma opção comum para quem trabalha com estratégias de social media. Não é para menos. Os posts pagos costumam ser uma escolha segura, com a segmentação mais fácil em relação aos canais orgânicos, apresentando resultados mais rápidos e atingindo números maiores de pessoas, dependendo do seu grau de investimento. Também um meio eficaz de gerar leads e conversões em vendas, com uma alta taxa de sucesso.

Entretanto, para alcançar todos esses resultados, é preciso saber administrar adequadamente suas estratégias nessas plataformas pagas. O Facebook, por exemplo, costuma figurar entre as plataformas preferidas de quem aposta nesse tipo de estratégia de marketing pela facilidade de criar campanhas contrabalanceadas pelo grande fluxo de usuários na rede (no Brasil, a rede social de Mark Zuckeberg já bate os 99 milhões de usuários ativos por mês!).

Porém, essa mesma facilidade de criar campanhas pode fazer quem está dando seus primeiros passos no mundo dos anúncios pagos tropeçar e não ser bem-sucedido na estratégia. Investir em Facebook Ads é mais do que simplesmente começar uma campanha qualquer segmentada para seu público ideal! Confira algumas dicas:

1) Não venda o seu produto

Parece chocante, mas é isso: não foque seu anúncio para Facebook no momento da venda. Os ads em mídias sociais não são o espaço para apresentar as vantagens e características do seu produto, naquele estilo comercial de televisão. Lembre-se que muitas das pessoas que serão atingidas pelo anúncio não conhecem sua empresa e, aqui, prevalece a lógica do Inbound Marketing: para gerar leads, é mais eficaz oferecer às pessoas algo que elas precisem e se interessem diretamente. A exceção, é claro, é se você estiver anunciando uma promoção.

2) Aproveite para anunciar promoções

Se o diferencial da sua empresa for o preço, aproveite o alcance do Facebook Ads para isso. Oferecer bons descontos ao público-alvo é um bom meio de atraí-lo até sua fanpage e fazer com que ele fique de olho nas suas atualizações.

3) Não meça o sucesso apenas pelo número de curtidas

Saber que a página da sua empresa alcançou os 10, 50 ou 100 mil likes faz bem e dá a sensação de dever cumprido. Não é bem assim. Embora o número de curtidas seja importante para oferecer uma credibilidade mais sólida a sua página, o objetivo desse tipo de marketing é gerar leads. Lembre-se de que nem todos que curtem sua página recebem seu conteúdo em seus feeds de notícias e, entre esses, um número menor ainda gera conversões. Mantenha isso em mente e trabalhe para leads, não para likes.

4) Utilize o URL Builder

O URL Builder é uma ferramenta do Google Analytics que permite que o usuário mapeie seu tráfego orgânico e descubra qual foi à origem dos acessos ao seu site. Dessa forma, é possível saber quantos acessos ao seu site ou e-commerce tiveram origem na sua fanpage (e por quais anúncios) e mensurar diretamente o sucesso da sua campanha de Ads.

5) Certifique-se de que seus anúncios estão levando pessoas para o funil de vendas

Além do Google Analytics, para essa missão, você pode utilizar softwares como o Hubspot e o RD Station, que permitem uma análise aprofundada através de uma visão mais completa de cada etapa do inbound marketing. Monitore todo o processo e garanta que sua estratégia esteja levando o usuário até funil de vendas – o verdadeiro sinal de sucesso em uma campanha de Ads.

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