Fortalecendo a marca no Instagram

Por 23/02/2017
Fortalecendo a marca no Instagram

O Instagram é muito mais que uma plataforma para postar fotos da viagem de férias. Hoje, a rede social representa uma parte fundamental de qualquer estratégia básica de marketing digital e social media. Com mais de 500 milhões de usuários cadastrados – cerca de 30 milhões deles em terras brasileiras – a mídia é um canal importante de comunicação direta com os clientes. E aí, já sabe como fortalecer sua marca utilizando o Instagram?

Capriche no perfil

Cada detalhe da sua página no Instagram tem um impacto na sua credibilidade perante o público. O visual importa! Escolha um username profissional, evitando números. Coloque sua logo ou uma foto caprichada que represente a empresa como ícone de perfil. Elabore uma bio objetiva e certeira. Informe o link do site da empresa e um e-mail para contato. Quanto mais seus seguidores sentirem que estão próximos ao seu negócio, melhor.

Produza conteúdo para a persona

O Instagram é uma rede movimentada: são mais de 55 milhões de postagens compartilhadas diariamente, entre fotos e vídeos. A única maneira de remar contra a maré do fluxo gigantesco de informações e se afirmar por lá é criar conteúdo de qualidade.

Mapeie a persona que deseja atingir e pense posts para ela. Dedique um cuidado especial à qualidade das fotos, iluminação, cenário, detalhes – sobretudo, se a imagem for de seu produto ou serviço. Crie legendas bacanas, divertidas e impactantes. Pense fora da caixa e use sua criatividade. Ser criativo e saber exatamente qual é seu público-alvo são os caminhos mais seguros para fortalecer sua marca no Instagram.

Explore as hashtags

As hashtags servem para agrupar fotos com temáticas semelhantes e podem facilitar muito a vida de quem produz conteúdo para redes sociais. A escolha de boas hashtags é ótima para segmentar seus posts indiretamente e atrair novos seguidores, que se interessem pelo que sua empresa oferece.

O estudo das hashtags que serão utilizadas em cada post, entretanto, deve ser feito com cuidado. Hashtags genéricas podem ser um tiro no pé, já que nada garante que o usuário que esteja procurando por uma tag geral (como “#NoFilter”) estará interessado no seu conteúdo. Isso pouco importa em um perfil pessoal, mas é crucial em perfis empresariais. Evite hashtags com localidades (#Paraná, #NovaYork ou #Brasil) e ambiguidades (se você produz banquetas de madeira, “#bancos” pode fazer seu conteúdo se perder entre agências bancárias, bancos de praça e posts sobre bancos de dados). Uma boa técnica para fortalecer sua marca é criar suas próprias hashtags (#NomeDaSuaEmpresaNaSãoPauloFashionWeek, por exemplo).

Interaja

A dica mais básica e simples para fortalecer sua marca no Instagram é esta: interaja com o usuário. Um dos principais objetivos das estratégias de social media é gerar engajamento dos clientes e seguidores, e, quando isso acontece, a oportunidade não pode ser desperdiçada. Curta comentários, responda elogios, tire dúvidas, não deixe perguntas sem resposta por muito tempo. Seja educado, engraçado e solícito. O serviço de atendimento ao cliente será determinante para gerar vendas, fidelizar o cliente e atrair mais seguidores para suas páginas. Fique atento.

Invista em Ads

Instagram Ads é uma forma mais simples de segmentar seu conteúdo e garantir que atingirá o público certo. Pode ser vantajoso contatar uma agência de publicidade ou marketing em busca de consultoria, mas, em geral, o retorno desse tipo de publicidade é muito positivo.

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