A importância das redes sociais no marketing digital

Por 11/10/2017
A importância das redes sociais no marketing digital

As redes sociais são uma peça chave para o sucesso do marketing digital. Afinal, se os consumidores passam grande parte do tempo nas redes sociais, então é para lá que as marcas precisam ir. O objetivo do marketing digital é estabelecer uma relação entre empresa e cliente. Dessa forma, a compra acaba sendo uma consequência natural e espontânea.

Instagram, Twitter, Facebook e YouTube são os destaques no mundo virtual. Apesar de cada rede social possuir uma linguagem própria, todos os setores podem se beneficiar das facilidades da tecnologia e ultrapassar barreiras conquistando cada vez mais clientes.

A publicidade conhecida como tradicional, ou seja, as propagandas feitas através de comerciais em televisão, rádio, revista ou outdoor, além de panfletos e banners, já não possui a mesma resposta. Isso ocorre pois essas estratégias de marketing são vistas, muitas vezes, como um interrompimento na rotina ou no entretenimento do consumidor. Nesse formato, é a empresa que vai atrás do cliente.

Diante da queda de resposta do marketing tradicional e do avanço tecnológico, o processo se reinventou e o marketing digital veio para atender ao novo perfil de consumo. Agora, são os consumidores que encontram a marca e decidem onde e quando comprar. Para isso, o foco da divulgação deve ser transformar a empresa em uma grande influenciadora digital, ou seja, uma autoridade no setor.

E a melhor forma de fazer isso, é por meio das redes sociais. Ao criar e administrar corretamente os perfis da sua empresa, os consumidores encontrarão as informações que precisam com facilidade, sempre acompanhando as novidades e seguindo para o site, blog, loja física ou loja virtual quando desejarem mais informações ou quando for o momento de finalizar a compra.

Se forem utilizadas com sabedoria, as redes sociais podem ser a principal fonte de divulgação de uma empresa. Confira algumas dicas para aumentar os lucros em pouco tempo, desenvolvendo a presença digital da sua marca.

Dicas para aproveitar ao máximo a importância das redes sociais

– Mais conteúdo e menos venda

Em média, é recomendando 5 postagens de conteúdo para 1 com foco em vendas. Dessa forma, o consumidor sente prazer em acompanhar a empresa na rede social, e sente como se seguisse um amigo que divulga informações interessantes e úteis.

– Fidelizando os seguidores

Para ganhar a preferência do consumidor e se destacar em meio à concorrência, aposte no tratamento especial para os consumidores que seguem a sua marca nas redes sociais. Para isso, vale fazer promoções e sorteios exclusivos, além de divulgar novidades em primeira mão.

– Estabelecendo um canal de comunicação

Busque sempre responder comentários e sugestões, além de participar das conversas nos comentários de cada postagem. Ao administrar as redes sociais de forma ativa, é possível incentivar a participação do consumidor, aumentando interesse.

– Análise de dados

Observe a taxa de resposta de cada conteúdo, assim, é possível entender melhor o perfil do público alvo e fazer os ajustes que se mostrarem necessários na estratégia de marketing. Além disso, você pode avaliar os dias e horários com maior visualização.

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