Qual o melhor horário para postar nas redes sociais?

Por 06/11/2015
Qual o melhor horário para postar nas redes sociais?

Cada rede social tem suas próprias características e tende a atrair públicos diferentes de comportamentos distintos. Além das diferentes dinâmicas de cada rede e do tipo de conteúdo que funciona melhor em cada uma delas, outra questão a ser considerada é o horário de pico — ou seja, de maior acesso dos usuários.

Para que você possa adaptar sua estratégia, preparamos um pequeno guia com os melhores horários de postagens em redes sociais e, em seguida, algumas dicas para potencializar seu conteúdo nessas mídias. Confira!

Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas atualmente. Por lá, os usuários trocam mensagens pessoais e comentários, jogam, divulgam conteúdos, estabelecem discussões, dentre diversos outros usos.

Um estudo elaborado pela Scup, que analisou Facebook, Twitter e Instagram, mostrou que os dias úteis são os mais movimentados no Facebook, sendo quinta-feira o principal dia. Nos finais de semana, há uma queda na utilização, com domingo sendo o dia menos movimentado. Em relação aos horários, prevalecem de 11h às 12h e das 16h às 17h.

Twitter

O Twitter é uma rede social baseada em mensagens curtas de até 140 caracteres. Essa modalidade é chamada de microblog. Ele também permite o compartilhamento de vídeos e imagens por meio de links e possibilita a troca de mensagens diretas entre os usuários.

Os horários nobres dessa rede são parecidos com os do Facebook, com os dias de semana sendo os mais agitados — a diferença é o que o pico de acesso do Twitter é na terça-feira, ao final do dia. O dia menos movimentado é o sábado.

Quanto aos horários, ocorrem menos postagens no período matutino e o ápice é à noite, às 23h, quando o Twitter tem uma movimentação maior.

Instagram

O Instagram tem como base a publicação de imagens e vídeos. Seu principal foco é o uso em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Ao contrário do Facebook e do Twitter, essa rede mostra um desempenho melhor nos finais de semana.

O mesmo estudo do Scup indicou que praticamente um terço das fotos publicadas na rede se concentra aos sábados e domingos. O pior dia para o Instagram é a segunda-feira e o horário que recebe mais postagens é depois das 17h.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede voltada para o público corporativo. Ele permite conexões entre empresas e profissionais, publicação de currículos, vagas de trabalho, entre outras funcionalidades relacionadas ao âmbito dos negócios. Por sua relação com o mundo profissional, seus principais horários de uso são durante a semana, após o horário comercial.

Cuidado: não basta só saber os horários das redes sociais!

Muitas vezes não é suficiente publicar nos horários mais utilizados, pois mesmo que seja o horário em que o público mais acessa as redes, também é o horário que o post da sua empresa irá concorrer com os posts das outras.

Ou seja, a atenção que seu post vai ganhar dependerá da qualidade e adequação do conteúdo. Conhecer as principais características de cada rede é essencial, bem como mensurar o resultado que cada postagem feita atinge.

Para isso, é necessário estabelecer um planejamento, com objetivos e metas, e uma mensuração posterior para saber se o que foi planejado está de fato sendo alcançado.

Como produzir conteúdo de qualidade e relevância para as redes sociais?

Entender os melhores horários para postar nas redes sociais é importantíssimo, mas, como foi dito antes, não é a única questão fundamental. Se você quer melhorar os resultados das suas postagens e conseguir maior engajamento, também é necessário entender o poder de um conteúdo realmente relevante para o canal e seu público.

Para isso, alguns pontos relativos à criação de conteúdo digital devem ser considerados com atenção. Veja a seguir:

Características do público-alvo

Esse é um dos pontos mais clichês dentro do marketing, pois é sempre tratado dentro de qualquer estratégia, seja no marketing tradicional (offline) quanto no marketing digital. Ainda assim, é o quesito mais importante!

De nada adianta produzir um conteúdo tecnicamente impecável se ele não estiver totalmente alinhado com o público que você deseja e precisa alcançar. Como conseguir isso? Bom, existem algumas maneiras: análises de comportamento, pesquisas de mercado, criação de buyer personas, etc.

Independentemente da estratégia que escolher, o resultado terá de fornecer informações úteis sobre o comportamento de seu público, suas necessidades e preferências, e o que deseja consumir. Esse é o único jeito de ter certeza de que o seu conteúdo estará alinhado com o seu público.

Tipo do conteúdo

Existem múltiplas maneiras de publicar conteúdos online: textos, textos com imagens, apenas imagens, vídeos, infográficos, listas, receitas, etc. É preciso escolher o tipo certo de conteúdo de acordo com a rede social e as preferências do seu público-alvo.

Dentro de uma estratégia de marketing digital, sempre deve existir mais de um tipo de conteúdo. Por que? Porque dentro da análise de público-alvo, você vai descobrir que as pessoas que deseja atingir respondem de forma diferente a cada tipo de conteúdo. Assim, é necessário escolher os tipos certos de acordo com o que o seu público costuma consumir.

Além disso, cada rede social responde de forma diferente a cada tipo de conteúdo. Por exemplo: no Facebook, posts com textos e imagens como uma capa costumam chamar mais atenção dos usuários!

Linguagem

Vamos falar de novo sobre público-alvo? Sim, pois ele é a chave de tudo. Não adianta nada entender as necessidades do seu público, construir um modelo de conteúdo condizente e atraente, se optar por uma linguagem discrepante com esse público a que se destina.

O conteúdo deve criar um diálogo e, para isso, as duas partes devem falar “a mesma língua”. Por exemplo, se você quer atingir estudiosos e especialistas de determinado assunto, você deve usar uma linguagem mais rebuscada e com termos técnicos. Se você quer conversar com jovens adultos, no entanto, você vai escrever um artigo com linguagem mais leve e informal.

Interação

Para que a sua estratégia de marketing digital nas redes sociais tenha sucesso é preciso que haja engajamento por meio do público. Qual é o melhor jeito de conseguir isso hoje em dia? Promovendo a interação!

Cada vez mais o público pede atenção nas redes sociais. Para que a sua marca possa participar disso, ela precisa criar diálogos, interagir e mostrar que está prestando atenção no que o público-alvo está dizendo.

Para conseguir isso, você deve sempre entreter, conversar, responder comentários, usar hashtags, estar presente em discussões, etc. A sua marca deve se personificar, criando um perfil com quem o público possa se identificar e interagir.

E então? Já está preparado para divulgar suas empresas nas redes sociais? Então mãos à obra! E não deixe de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de nossas novidades!

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