Saiba por que você deve pensar no Snapchat como estratégia de marketing

Por 23/02/2017
Saiba por que você deve pensar no Snapchat como estratégia de marketing

O Snapchat é uma rede social relativamente jovem, criada em 2011 e popularizada a partir do início de 2013. Por isso, poucas empresas entenderam como utilizar o aplicativo de compartilhamento de imagens a seu favor. Para quem domina suas funcionalidades, a plataforma pode ser um forte elemento das estratégias de marketing digital e social media de seu negócio. Saiba por que investir no Snapchat como canal de marketing e produção de conteúdo!

Como funciona o Snapchat?

O Snapchat causou alvoroço entre os internautas por seu diferencial: o imediatismo. Tudo que é postado no aplicativo fica disponível por 24h, mas pode ser visualizado por apenas alguns segundos. Ao postar uma foto, por exemplo, é possível definir que a imagem ficará no ar por apenas 10 segundos ou menos. Assim, os seguidores do perfil que visualizarem aquela foto só poderão vê-la na tela por 10 segundos. É possível compartilhar aquele post em uma seção chamada “História” – a timeline do Snapchat – onde ficará disponível por 24 horas, ou enviar o conteúdo em uma modalidade chamada “Modo Privado”, onde a imagem é direcionada somente a um usuário específico que também tem um tempo limitado para vê-la. A plataforma também avisa ao autor do post quando alguém tira um Print Screen de um snap – que é como se chamam as postagens na rede.

Toda essa aura de exclusividade e segurança no compartilhamento de conteúdo faz os usuários se sentirem mais livres, ousados e autônomos. Por isso, na esfera pessoal, é comum ver tantos posts com detalhes do cotidiano das pessoas. O que é uma vantagem para perfis comuns, entretanto, representa um desafio para empresas.

Grande número de usuários

Os números são o maior atrativo para publicitários: o Snapchat possui mais de 100 milhões de usuários diários (você leu corretamente: diários) e o impressionante fluxo de 9 mil postagens por segundo. Isso significa 540 mil novos posts por hora e quase 13 milhões por dia. Milhões de pessoas podem ter acesso ao conteúdo criado pela sua empresa, o que abre infinitas possibilidades de novos negócios e de fortalecimento da sua marca.

Canal para atingir o público jovem

A maior fatia de usuários do Instagram é formada por jovens, em sua maioria universitários ou em início de carreira. 34% dos usuários têm entre 18 e 24 anos, enquanto 26% estão na faixa dos 25 aos 34 anos. Se esse espectro etário é seu público-alvo, você só está perdendo tempo se ainda não está investindo em Snapchat.

Possibilidades de publicidade

O Snapchat oferece ao mercado um modelo praticamente exclusivo de publicidade, com vídeos verticais que não exigem que o usuário mude a posição do celular para assistir. A plataforma também dispõe de três modalidades de anúncios: “Live”, onde é possível transmitir festas, eventos, coquetéis ou shows em tempo real; “Discover”, onde canais exclusivos de marcas ou grandes empresas oferecem vídeos, artigos, notícias, e até mesmo web-séries diariamente para os usuários interessados; e “Geofilters”, onde é possível que empresas criem filtros exclusivos para serem utilizados como elementos decorativos nos snaps de seus seguidores.

Compartilhamento de conteúdo

Assim como em qualquer mídia social, o maior desafio para quem investe no Snapchat é criar conteúdo que atraia sua audiência organicamente. Além da necessidade de produzir postagens que interessem ao público-alvo, é preciso pensar no timing inerente a rede social. Mas para quem tiver criatividade e jogo de cintura para superar as dificuldades estratégicas, os resultados serão impressionantes.

Artigos relacionados

COMENTÁRIOS


© Copyright 2016 - Todos direitos reservados a Harpia Propaganda