Snapchat: o que é e como afeta os negócios

Por 22/06/2016
Snapchat: o que é e como afeta os negócios

Quando falamos em estratégias e presença de marcas e empresas em mídias sociais, nos vêm à cabeça as plataformas mais “clássicas” e utilizadas, como Facebook, Twitter, Youtube e Instagram. Quase ninguém fala sobre o Snapchat nesse aspecto, rede que vem chamando a atenção dos usuários, mas  que poucos ainda reconhecem o verdadeiro potencial.

O Snapchat é uma rede social de compartilhamento de imagens e vídeos entre seus usuários, com uma peculiaridade: a exibição do conteúdo dura no máximo 10 segundos e, depois de expirado esse tempo, eles desaparecem. Pode até parecer insólito, mas a ferramenta pode ser de grande valia em sua estratégia de marketing digital.

Separamos abaixo algumas dicas e estratégias para você usar o Snapchat em favor de sua empresa, marca ou produto. Acompanhe:

Lançamento e promoção de produtos

Por ser uma ferramenta de comunicação extremamente ágil e personalizada, o Snapchat beneficia principalmente negócios que lidam com varejo e consumidor final. Assim, ações de vendas e promoções-relâmpago (como datas comemorativas e queimas de estoque) têm grandes chances de sucesso no aplicativo.

No mesmo sentido, você pode também usar os recursos da plataforma para promover em primeira mão o lançamento de novos produtos, despertando assim a curiosidade dos usuários pela sua marca e pelo o que ela tem a dizer.

Cobertura em tempo real de eventos

O Snapchat tem um quê de “transmissão ao vivo”, ou seja, produção e publicação de conteúdo ao mesmo tempo em que os fatos acontecem. Isso é particularmente útil se a sua empresa está promovendo algum tipo de evento ou acontecimento e quer divulgá-lo. O mesmo pode ser feito com o registro de bastidores da produção dos mesmos eventos!

Vale lembrar que o aplicativo possui a função “Snapchat Stories”, que permite aglomerar publicações em um tema comum e as torna disponíveis por 24 horas – algo bastante útil a ser explorado em situações como eventos e confraternizações.

Interação com usuários

Criar uma relação mais próxima com o público consumidor, através de conteúdo relevante e interessante – e, também, da interação direta -, é um dos pilares do inbound marketing. O Snapchat pode ser uma ferramenta importante nesse sentido, uma vez que as publicações que desaparecem em pouco tempo promovem essa espécie de proximidade e vínculo com quem usa o aplicativo.

Uma ideia interessante é, na medida do possível, colher snaps de clientes que dão seu depoimento sobre a marca e a empresa. Além disso, é possível criar campanhas de concursos, onde os usuários podem interagir na forma de desafios (melhores fotos ou desenhos, por exemplo).

Reforço de marca

Todas essas estratégias convergem para um fortalecimento de sua marca ou produto junto aos usuários da plataforma. É importante marcar presença relevante dentro do aplicativo e mostrar a “cara” de sua empresa para, assim, manter viva a lembrança na mente dos usuários e potenciais clientes. Para isso, você pode fazersnaps descontraídos e despretensiosos, que têm grande aceitação por parte dos usuários.

Outra dica nesse sentido é personalizar os filtros das imagens que podem ser utilizados no aplicativo. Você pode, por exemplo, fazer upload do logo de sua empresa ou de um carimbo de campanha promocional, evento, dentre outros.

Esperamos que nossas dicas sobre o Snapchat tenham sido muito úteis! Que tal agora compartilhar suas dúvidas e novos conhecimentos conosco e com os outros leitores? Comente abaixo!

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