6 ferramentas para gerar tráfego orgânico para o seu blog

Por 12/03/2016
6 ferramentas para gerar tráfego orgânico para o seu blog

O marketing digital possui diversas estratégias que podem ser usadas como alternativas às soluções pagas, como os links patrocinados. Esses recursos permitem melhorar o desempenho e o tráfego orgânico de um blog, através de ferramentas acessíveis aos empresários com orçamento limitado. Neste artigo vamos explicar algumas alternativas que podem ser utilizadas para gerar mais tráfego para páginas de destino.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é a principal estratégia utilizada para aumentar o tráfego orgânico de um site. Com ela, os mecanismos de busca entendem qual a relevância do site para determinada pesquisa visando oferecer ao usuário a melhor experiência.

Entre os fatores que são considerados para o SEO de um conteúdo específico, podem ser destacados: uso de palavras-chave, título, intertítulos, link interno e externo, meta description etc. Já para a relevância de um blog em si outros fatores são considerados, como: backlinks, se o site é mobile friendly, títulos, autoridade de domínio e outros.

As páginas de destino devem estar nesses conteúdos, de acordo com a relevância do tema e da publicação, por meio de ofertas interessantes para o usuário, como um e-book, webinar e outras. Para isso, utilize um call to action objetivo e use um design atraente na página.

E-mail Marketing

A base de contatos que a empresa já possui é fundamental para novas oportunidades de negócios. Mantenha uma frequência no envio de e-mail marketing e atraia os usuários com conteúdos relevantes, call to action e novas ofertas para conversão em páginas de destino.

É fundamental que haja um rastreamento dos visitantes para que, um usuário que já passou informações básicas em uma primeira conversão, tenha outras perguntas realizadas em uma próxima visita, o que permite que ele seja levado adiante na jornada do comprador.

Inbound marketing

O inbound marketing é uma nova metodologia de marketing digital que propõe a união de diversas estratégias para fortalecer a presença on-line da marca. Com a metodologia de jornada de comprador, o objetivo é ser único para o usuário e possibilitar que ele continue na compra por meio dos conteúdos informativos criados para dar suporte a esse avanço.

O inbound permite que a empresa integre diversas soluções e seja mais relevante para o usuário, o que melhora a experiência de compra e também influencia na percepção da marca, melhorando resultados, aumentando tráfego e conversões de leads.

Marketing de conteúdo

Quanto mais páginas um site possui, mais possibilidades ele tem de ser posicionado nos mecanismos de buscas. Isso quer dizer, que o marketing de conteúdo, como um blog corporativo, é uma das principais estratégias para quem deseja atrair novos visitantes. Todo conteúdo deve ser otimizado com as palavras-chave e técnicas de SEO para aumentar as chances de ser ranqueado para termos relevantes da empresa.

Utilize call to action nas publicações do blog e use termos que incentivem o usuário a querer saber mais sobre o tema, ofereça e-books, whitepapers e outros materiais complementares.

Redes Sociais

As redes sociais são um canal fundamental para uma estratégia de aumento de tráfego orgânico e mais acesso às páginas de destino do site. Em muitos casos, a empresa pode publicar diretamente a chamada para página de destino (blog) na timeline. Entretanto, é fundamental que a página seja responsiva, visto que uma parte considerável dos usuários das mídias sociais acessam esses canais pelo smartphone. Não ter esse cuidado pode resultar em perda de conversões e reclamações dos usuários.

Automação de marketing

A automação de marketing é um novo recurso que tem sido utilizado para aumentar as receitas e diminuir o custo de conversão. Automação é sobre personalizar as plataformas da empresa para que haja um contato mais próximo e diferenciado com o lead, permitindo que a equipe de vendas tenha mais consciência sobre qual o estágio do usuário na jornada do comprador. Qual a relação com as páginas de destino? A automação de marketing permite conhecer melhor o usuário para aumentar o tráfego orgânico e direcioná-lo para páginas de destino que atendam melhor as expectativas dele.

Você já utiliza alguma destas ferramentas para gerar tráfego orgânico para o seu blog? 

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