Autoridade de domínio: como ela influencia as buscas do Google

Por 10/12/2015
Autoridade de domínio: como ela influencia as buscas do Google

Quem deseja levar seu negócio para o ambiente on-line já deve ter ouvido falar de alguns termos bastante conhecidos da área, como User Experience, SEO e, claro, marketing de conteúdo. No entanto, não é raro deixar passar batido o assunto autoridade de domínio, algo que influencia bastante nos resultados de buscas do Google e pode ser decisivo no sucesso de um projeto. Quer saber mais sobre esse tema? Então vamos lá.    

O que é autoridade de domínio

Traduzido do inglês Domain Authority (da sigla “DA”), a autoridade de domínio é uma métrica criada pela empresa de marketing Moz e simula o ranqueamento de um site dentro da ferramenta de busca do Google. Indo de 0 a 100, essa métrica indica a autoridade que um domínio tem na web a partir da quantidade de links para ele que existem na internet e a “qualidade” desses links.

Como essa autoridade é totalmente relacionada à reputação, não existe uma maneira rápida de se alcançá-la, afinal, ninguém vira autoridade em um assunto do dia para noite, certo? Também é muito importante não confundir autoridade de domínio com autoridade de página, algo que iremos explicar melhor a seguir.

Autoridade de domínio X autoridade de página

Também bastante importante para a otimização de um site nas buscas do Google, a autoridade de página, ou PageRank, mede a reputação de uma página dentro de um site. E isso já é uma grande diferença para a autoridade de domínio.

Enquanto a autoridade de página é focada diretamente em uma página específica de um site, a de domínio foca no resultado daquele endereço por completo, mostrando sua real relevância na rede — uma vez que pode acontecer de apenas uma página ter um conteúdo relevante e bem produzido enquanto o restante não.

Mas talvez você esteja se pergunta “como isso influencia no Google”? Bem, se esse for o seu caso, já iremos responder.

Como a autoridade influencia nas buscas do Google

Apesar de existirem milhões de páginas indexadas no Google, essa empresa só se tornou a gigante que é hoje melhorando cada dia mais a sua ferramenta de busca para entregar os melhores resultados “peneirados” ali daquele meio para os usuários. E essa melhora tem tudo a ver com a capacidade de seu algoritmo de entender o que é interessante ou não para uma pessoa, baseado na busca que ela fez, no conteúdo de uma página e na relevância daquele conteúdo para outras pessoas. É ai que entra o poder da autoridade de um domínio.

Se outros grandes nomes da web estão dizendo que o seu conteúdo é bom e relevante, o Google entende que ele realmente tem um selo de qualidade e ajuda a sua página a passar na frente de outras na web. E é assim que a autoridade pode ajudar a melhor os resultados de um site ou e-commerce na rede.

Capaz de potencializar os resultados de um site nas buscas do Google, a autoridade de domínio é algo tão importante para um projeto web quanto a experiência do usuário, o SEO e o marketing de conteúdo, por isso, quando for colocar a sua página no ar, não se esqueça de pensar em como transformá-la em algo relevante para o seu cliente e também para outros vizinhos de internet.

Bacana essas informações, não achou? Então aproveite agora para tirar as suas dúvidas sobre o assunto ou comentar algum ponto do post aqui mesmo na nossa caixa de comentários!

Artigos relacionados

COMENTÁRIOS


© Copyright 2016 - Todos direitos reservados a Harpia Propaganda