Blog: Uma arma poderosa para SEO

Por 20/12/2016
Blog: Uma arma poderosa para SEO

Neste post iremos tratar sobre as vantagens de um Blog bem planejado e estruturado para SEO. Abordaremos o quanto pode ajudar o crescimento de seu negócio, seja melhorando o rankeamento, e/ou criando um vínculo forte e duradouro com seus visitantes.

Existem alguns critérios e benefícios de um Blog eficiente, confira abaixo alguns:

1 – Mantenha seu Blog com assuntos relevantes e atuais, pois além de cativar o público, você consegue que os bots do google aumentem o interesse em rastrear e indexar seu site.

2 – O Blog pode aumentar exponencialmente a interatividade do público com seu negócio, além de gerar uma base de fãs regulares, visto que as pessoas reconhecem a sua autoridade no assunto e acabam dispondo de um tempo para ler seus posts.

3 – Uma outra grande vantagem, se dá quando os visitantes começam a deixar comentários, assim o Google Search Engine entende que seus conteúdos são realmente relevantes para os usuários e por isso tende a rankea-los cada vez melhor, o que acaba se tornando um ciclo “virtuoso”, pois quanto melhor seu rankeamento, maior o tráfego no seu site, e por aí vai…

3 – A famosa “Blogosfera” é um grande ecossistema de informações e interações, que por si reúne incontáveis benefícios, dentre esses para mim o mais relevante é a possibilidade de aprendizado cada vez maior, haja vista que muitas pessoas escrevem sobre o mesmo assunto e, assim podemos nos aprofundar e entender perspectivas diferentes, além de conhecer cases fantásticos.

4 – É fundamental para manter autoridade, estar sempre atualizado com notícias e tendências relacionados ao seu negócio. No nosso caso “brasileiros”, em especial àqueles relacionados a tecnologia e ao marketing, têm uma grande vantagem quando acessam conteúdos em inglês, pois normalmente as novidades e tendências surgem em países que o idioma nativo é o inglês.

5 – Ser inteligente na Blogosfera não é tão relevante quanto ser bem informado, quanto mais conhecimento acerca de um determinado assunto, mais interessante você se torna. Blogar, é a arma mais poderosa para gerar reputação, credibilidade e notoriedade junto aos visitantes e mesmo os mecanismos de busca.

6 – Além de todas as vantagens citadas acima, existe uma outra que é criar um funil para redirecionar seu tráfego para conversão (CTR) a outros canais de marketing, como redes sociais e cadastro para e-mails marketing. É facilmente possível você integrar seu blog a diversas ferramentas e meios de comunicação na internet, que servem para promover os conteúdos, até acompanhar os visitantes e mensurar resultados.

Quando o blog for incorporado ao website institucional, sugerimos algumas dicas:

1 – Use tecnologias amigáveis que possibilitam a integração com plataformas conhecidas e relevantes para o público. Exemplo: WordPress.

2 – Levar a sério a usabilidade e layout, prezando sempre pela simplicidade de navegação e harmonia visual. Isso agradará muito o visitante e também propiciará o SEO amigável. Pense no seu blog de forma macro, ou seja, integrado à mesma identidade de todo o site, para não divergirem e o usuário acreditar que está em terra estranha.

3 – Pesquisar as palavras-chaves que serão abordadas é fundamental para trazer relevância e acesso para seu objeto de interesse, contudo não se restrinja a palavras diretas, busque também palavras de cauda longa, que nada mais é que frases onde contextualizam tais palavras principais. Por exemplo se meu interesse for SEO, posso pesquisar e utilizar termos tais como: “As melhores práticas e ferramentas para alavancar em SEO.”

4 – Um erro comum que observamos, é a falta de comprometimento com a frequência nas postagens. Esse comportamento normalmente faz você perder aqueles leitores fiéis, pois os mesmos têm uma necessidade periódica de se manterem atualizados, podemos até fazer uma analogia com os jornais impressos. Suponhamos que você assine um determinado jornal que só lhe envia um exemplar quando achar melhor. Você continuaria com esse jornal? O mesmo se dá com os blogs.

5 – Sair do óbvio, do convencional é importante para manter os visitantes alertas, afinal eles sabem que sempre pode surgir algum post inovador e inesperado. Que irá abordar um determinado assunto por uma ótica completamente distinta da maioria de seus posts, pode até mesmo esperar por uma assunto meio maluco, ou talvez engraçado.

6 – Por último, quero enfatizar o bom senso quanto à extensão dos anúncios, para que você não incorra no erro de publicar algo muito superficial e curto, assim como algo maçante e muito extenso, afinal o leitor não tem o dia por nossa conta.

Manter um blog é uma tarefa que requer coerência, organização, paciência, conhecimento e perseverança. Mas uma vez que você aprende como fazer, se torna algo prazeroso e valioso, pois além de ajudar as pessoas mantendo-as informadas, você adquire muito conhecimento também. Ah! Sem falar que seu site ou blog vai bombar neh.

Se precisar de ajuda profissional ou mesmo algumas dicas para o seu negócio, deixe seu comentário abaixo ou entre em contato conosco via formulário de contato. Será uma honra somar com você.

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