Como criar conteúdo de acordo com buscas internas do seu site

Por 02/05/2017
Como criar conteúdo de acordo com buscas internas do seu site

Um recurso comum a quase todos os websites mais modernos é a barra de busca interna, que permite que o usuário que visita o site faça pesquisas por determinados conteúdos ou palavras-chave dentro das landing pages do próprio site.

Assim, se o visitante confia no conteúdo que você produz e deseja saber o que você já disse sobre determinado assunto, pode encontrar as respostas desejadas dentro do seu próprio blog, sem precisar ir até o Google para isso.

O que pouca gente sabe é que a tal busca interna pode ser uma grande aliada nas estratégias de SEO e content marketing. Isso porque você pode, de forma muito simples, descobrir o que está sendo pesquisado pelos internautas na barra de busca interna do seu blog ou site.

Dessa forma, é possível produzir conteúdo voltado ao que seus clientes buscam, ampliar o tempo de permanência da audiência e criar novas chances de gerar engajamento e conversão. E você? Já utiliza a técnica?

Descobrindo o que sua audiência busca nas páginas do seu site

Para descobrir quais são os termos de busca e palavras-chave mais procuradas na barra de busca interna, é preciso configurar o Google Analytics, que será a plataforma que te ajudará nessa empreitada. Essa alteração de configuração é bem simples e pode ser feita em poucos cliques.

Para começar, abra o Google Analytics e vá até a aba Administrador. Uma vez lá, busque peça seção “Configurações de perfil”. Dê um CTRL + F ou desça a página até o subtítulo “Configurações da pesquisa interna”. Por fim, em “Acompanhar pesquisa interna”, marque a opção “Acompanhar pesquisa interna”. Em seguida, você precisará configurar o que vem logo abaixo desse item.

Em “Parâmetros de consulta”, você deverá indicar quais deverão ser os padrões de busca, para que o Analytics colete esses dados na sua pesquisa interna. Esses parâmetros geralmente são designados por letras. Para descobrir quais são as letras certas, será necessário consultar o código fonte de seu site, no trecho do código HTML que corresponde aos comandos da busca interna. As letras variam de código para código, é claro, mas geralmente são designadas como “q”, de “query”, “b”, de “busca”, ou a mais tradicional, “s”, de search.

Também pode acontecer do seu código fonte para a busca interna não conter uma letra como incógnita de identificação, mas uma palavra, como “busca”, “search” ou “query”. Se esse for o seu caso, liste a palavra inteira como parâmetro de consulta.

Se for uma letra, basta colocar a letra corresponde. Existem sites que possuem mais de uma barra de pesquisa configurada. Nesse caso, acrescente todas as letras ou palavras correspondentes a elas. Vale pedir ajuda a um webmaster de sua confiança nessa etapa.

O Google Analytics permite que você liste até cinco elementos como parâmetros de consulta, separados por vírgula.

Acessando os dados da busca interna

Depois de configurado o Analytics, para acessar a coleta de dados de sua busca interna basta ir até a coluna Conteúdo e clicar em Pesquisa Interna > Termos de Pesquisa. O Google Analytics emitirá um relatório tabelado com detalhes dos termos pesquisados em sua barra de pesquisa interna e um gráfico que medirá essas palavras-chave quantitativamente.

Uma vez que você conheça os termos mais buscados dentro do seu website, terá ainda mais capacidade de criar o conteúdo que seus clientes precisam!

Artigos relacionados

COMENTÁRIOS


© Copyright 2016 - Todos direitos reservados a Harpia Propaganda