Como aproveitar datas sazonais em estratégias de SEO

Por 25/04/2017
Como aproveitar datas sazonais em estratégias de SEO

Feriados, marcações especiais no calendário e datas comemorativas costumam ser um prato cheio para estratégias de marketing digital. A sazonalidade é uma linha de frente fundamental para o social media e também para o SEO, já que termos específicos costumam ter suas buscas alavancadas em datas especiais específicas. Assim, feriados podem aparecer como uma importante e crucial janela de oportunidade para segmentação, indexação e conversão. E aí, você já utiliza datas sazonais como parte de sua estratégia de marketing digital? Sabe como fazer isso? E que tal começar agora mesmo (ou esperar até o próximo feriado)? Segure essas dicas!

Por que criar páginas sazonais dentro do seu website?

Quem trabalha na área sabe que SEO é um trabalho de formiguinha, construído com tempo, paciência e dedicação. Então, será que vale a pena investir nisso para um feriado específico?

A resposta varia de acordo com o feriado e a área de atuação da sua empresa. Vale usar seu discernimento empresarial e intuição empreendedora para escolher no que investir e encontrar a oportunidade certa dentro de datas sazonais.

Se você é dono ou dona de um e-commerce de maquiagens importadas, é provável que sua estratégia de SEO acabe sendo mais voltada para as datas comemorativas mais importantes para o comércio tradicional (como Natal, dia dos namorados e dia das mães, por exemplo); esse pode acabar sendo o melhor caminho para você. Já para uma agência de viagens, um filão pode ser encontrado em cada pequena brecha. Uma excursão a Jerusalém pode ser o mote da Páscoa, enquanto uma viagem all inclusive a Cancún possa ser o melhor investimento em SEO para os feriados de fim de ano. Vai da sua criatividade e das necessidades e adequações da sua empresa ou clientes.

Começando a planejar

Para investir na sazonalidade como ferramenta de SEO, o planejamento com uma boa frente de antecedência é fundamental. Vale sentar com o calendário em mãos no início de cada ano e marcar os feriados que serão relevantes para desenvolver ações e estratégias com e para os clientes. Comece a trabalhar sua estratégia com pelo menos alguns meses de antecedência.

Para definir palavras-chave tão cedo, com meses de antecedência e preparação, uma boa dica é utilizar uma ferramenta do próprio Google. O Google Trends permite que você tenha acesso às palavras-chave mais buscadas e relevantes por período do ano. Assim, você pode selecionar o mês de dezembro, por exemplo, e começar a preparar em agosto a indexação de palavras-chave para o Ano Novo.

Não exclua sua página quando o feriado passar

Essa é uma dica bem importante. Se você excluir sua página sazonal e quiser continuar investindo na tática no mesmo feriado nos anos seguintes, terá que começar tudo novamente. Então, não faça isso para não ter retrabalho. Deixe sua página sazonal lá, quietinha, e quando chegar a hora retome os trabalhos sem prejuízo e sem a sensação de tempo perdido.

Vale também trabalhar na sua página sazonal e palavras-chave ao longo do ano, para ter um trabalho ainda mais forte e eficaz quando o próximo ano chegar.

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