Como fazer pesquisa de palavras-chave para SEO

Por 30/03/2017
Como fazer pesquisa de palavras-chave para SEO

Uma boa pesquisa de palavras-chave é o primeiro passo de qualquer estratégia de SEO. Essa etapa do processo permite ao analista de SEO descobrir quais termos de busca terão mais potencial para gerar os resultados desejados por determinada empresa, dando um norte para o início do planejamento. Se você está dando seus primeiros passos no mundo da otimização para mecanismos de busca e quer saber como funciona a pesquisa de palavras-chave, confira essas dicas!

Por onde começar a buscar palavras-chave

Para começar, é preciso agir intuitivamente. Comece pelos serviços oferecidos pela empresa. Uma produtora de vídeos especializada em soluções audiovisuais para eventos, por exemplo, pode começar por termos que definam suas atividades, como “Projeção mapeada”, “Holografia” e “Tapete Interativo”. Comece fazendo uma lista dos serviços e produtos oferecidos pela empresa e parta desse ponto.

Mecanismos de pesquisa de palavras-chave

Depois de preparar uma lista caprichada, que seja o mais completa possível, é hora de averiguar o potencial dessas palavras-chave. Basicamente, você precisa selecionar os termos com maior potencial (de acordo com parâmetros de adequação às suas necessidades, é claro) para investir em sua estratégia de SEO. Para isso, existem algumas ferramentas específicas.

Google Adwords

O uso do Google Adwords é premissa básica e obrigatória para buscar palavras-chave. A plataforma do próprio Google exibirá o volume mensal de buscas de cada uma das suas palavras. Isso é importante para definir a relevância de um termo e para alinhar detalhes que parecem mínimos, mas fazem toda a diferença no fim das contas. Pode ser, por exemplo, que “Holografia” não tenha um número significativo de buscas mensais, mas “Projeção Holográfica” tenha, e, como outra palavra-chave que define o mesmo serviço, seja mais eficaz para o SEO. Outras diferenças ainda menores podem ser importantes, como uma diferença gigante no volume de buscas entre plural e singular de um termo, ou em pequenas diferenças de ortografia. O Google Adwords te ajuda a mensurar isso.

Google Trends

Outra plataforma básica para qualquer estratégia de SEO, o Google Trends caminha lado a lado com o Google Analytics por conter uma facilidade que é crucial para ampliar sua lista de palavras-chave: uma seção chamada “Tendências de Busca”. As tais tendências de busca apontam palavras-chave similares que também possam te interessar. Se você busca por “Holografia”, o Trends poderá te oferecer sugestões nas quais você ainda não havia pensado, como “Projeção Holográfica”, “Totem Holográfico” e “Apresentador Virtual”. Ele também compara o volume de buscas entre dois termos, apresenta gráficos de interesse dos usuários por determinada palavra-chave com o passar do tempo, compara por localização e faz sugestões baseado em outras plataformas que também pertencem ao Google, como o Google+ e o YouTube.

SEMRush

O SEMRush é excelente para fazer um reconhecimento de campo. Através da plataforma, é possível descobrir quais palavras-chave os seus concorrentes estão utilizando. A análise pode ser fundamental para a adequação da sua estratégia, já que você pode escolher fortalecer as mesmas palavras-chave, seguir por um caminho diferente ou simplesmente ficar de olho no que a concorrência está fazendo. Para utilizar esse recurso do SEMRush, é necessário investir na versão paga, com valores cotados em dólar.

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