Como funciona o SEO

Por 24/03/2017
Como funciona o SEO

Todo empreendedor que tem um site para seu negócio ou produto já teve aquela dúvida: como fazer com que meu site vá para a primeira página do Google? É possível que minha página apareça entre os primeiros links dos mecanismos de busca? Nessa empreitada, muita gente acaba investindo em links patrocinados, aqueles anúncios pagos que aparecem em um box separado quando buscamos por um termo específico. Entretanto, saiba que é possível melhorar o rankeamento do seu site ou blog no Google organicamente, sem precisar pagar nada por isso. Para chegar lá, é preciso aprender um pouco mais sobre uma técnica de marketing digital. Você já ouviu falar em SEO?

Mas afinal, o que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization (Otimização de Mecanismo de Busca, em tradução livre). O termo é um guarda-chuva que abriga diversas táticas para melhorar o posicionamento de qualquer website no Google, utilizando recursos que respondem aos algoritmos do buscador e fazem com que sua página apareça entre os primeiros resultados de certos termos de busca. Para isso, é necessário que esses termos de busca – que são chamados de palavras-chave – sejam previamente selecionados de acordo com os interesses do seu site. Se você é dono ou dona de um e-commerce que vende sapatos importados, por exemplo, e quer que seu website esteja entre os primeiros resultados quando alguém procura por “tênis americanos”, o trabalho deverá girar em torno dessa palavra-chave. Em geral, são trabalhadas as palavras-chave com maior potencial de busca dentro do seu espectro de necessidades de rankeamento.

Técnicas de SEO

SEO é uma técnica tão complexa e diversa que costuma ter um departamento próprio à sua disposição em grandes agências de publicidade e marketing. Os processos utilizados para alcançar os resultados desejados são muitos. Em geral, incluem pesquisa e monitoramento de palavras-chave através do Google Adwords, análise de métricas do Google Analytics através da produção de relatórios e gráficos, produção de conteúdo otimizado para SEO (visando as tais palavras-chave que o cliente deseja fortalecer e posicionar no Google), otimização de URLs, títulos e meta description e, por fim, atividades de link building – que consistem em, basicamente, conseguir que sites relevantes redirecionem links para seu website utilizando as palavras-chave corretas.

Como SEO pode ajudar meu negócio?

O primeiro resultado é o rankeamento – a melhora do posicionamento do seu site no Google. Lembre-se que esse é um trabalho de formiguinha: não é no primeiro mês e nem no segundo que seu site irá parar na primeira página do Google. Se seu website sequer era indexado e passa a aparecer na página 4 do Google, isso já é um grande avanço.

Tenha paciência. Aos poucos, conforme o posicionamento da sua página melhorar, as visitas se multiplicarão. Esse é o desdobramento de outra vantagem do SEO: o aumento do tráfego. Trata-se de um ciclo, porque o índice de tráfego do seu site também influencia o rankeamento. Logo, quanto maior seu tráfego, maior será o salto que seu site dará rumo à primeira página.

E por fim, é claro, chegamos à sonhada conversão. Assim que seu website estiver em uma boa posição no Google, quando alguém procurar por “tênis americanos”, as vendas do seu e-commerce aumentarão exponencialmente e, consequentemente, seus lucros também.

Invista em especialistas

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