Como otimizar as conversões do seu site com testes A/B

Por 11/02/2016
Como otimizar as conversões do seu site com testes A/B

Sabemos que experimentar é o melhor caminho para perceber a receptividade do público alvo em diversas ações de marketing digital. Se uma empresa cria uma página de captura para aumentar as conversões do seu site, por exemplo, é importante testar pelo menos dois tipos de abordagem com algum elemento diferente para perceber qual traz resultados mais efetivos. Os testes A/B são muito utilizados nessa ocasião com o objetivo de otimizar os resultados.

Mas afinal o que são testes A/B?

O teste A/B consiste em utilizar duas landings pages (páginas de captura) para dividir o tráfego de uma determinada página. Uma denominada como tráfego Original e outra como Variante. A variante é a página com alguma característica diferente da original. Ou seja, se existe uma landing page para que os usuários baixem um e-book por exemplo, é importante criar outra apenas com um elemento distinto para testar.

Esse teste é fundamental para perceber qual a melhor abordagem para aumentar as conversões do seu site. As conversões podem ser qualquer ação que a sua empresa deseja que o usuário faça, ou seja, a realização de um cadastro, a compra de um produto ou a aquisição de um material rico. É possível acelerar os seus resultados em qualquer uma dessas situações através da implementação do teste A/B. Por isso é de suma importância testar títulos, imagens entre outros elementos que podem fazer com que a empresa tenha mais conversões em uma página do que na outra.

O que testar nos testes A/B?

Para que o teste seja eficiente é preciso diferenciar alguns elementos nas páginas de captura. Botões de conversão, títulos, imagens ou vídeos, a descrição do que está sendo ofertado,  campos de preenchimento do formulário, cores do layout, entre outras características. Dessa forma, será possível identificar qual estilo de landing page converte mais.

Por que os testes A/B são eficazes?

Uma das vantagens que o marketing digital é oferece é a mensuração. É possível medir com precisão cada ação no ambiente online e o teste A/B é uma excelente ferramenta para medir a performance da empresa. Além disso, é possível alterar rapidamente qualquer característica de uma campanha em andamento com o objetivo de potencializar os resultados. Através do teste é possível perceber qual estratégia aprimorar e qual caminho eliminar.

É importante destacar que as páginas de captura devem ser claras e objetivas, pois esse é um dos fatores que contribuem para o aumento das conversões. Uma landing page confusa pode fazer o usuário abandonar a sua página em poucos segundos sem concluir a ação desejada.

Como realizar o teste A/B?

Existem algumas ferramentas para testar as possibilidades e os diversos elementos de uma landing page.

O Optimizely é um dos softwares mais utilizados para efetuar testes a/b, além deste o Unbounce e o Visual Website Optmizer também podem ser usados.

Se a sua empresa ainda não realiza teste a/b no site comece imediatamente! Afinal, as marcas que desejam ter sucesso e conquistar cada vez mais clientes através do marketing digital, precisam estar atentas às métricas de cada ação para potencializar os seus resultados e gerar negócios.

Ainda tem dúvidas sobre como aplicar o teste a/b no seu site? Deixe um comentário aqui no post.

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