Como usar o SEO em seu site

Por 15/10/2017
Como usar o SEO em seu site

O Search Engine Optimization (SEO) é o processo de otimização de conteúdo de sites para melhorar a posição nos mecanismos de busca, principalmente no Google. Uma série de componentes faz com que seu site apareça na primeira página das pesquisas, como o título, nomear as imagens, palavras-chave que tenham ligação com o conteúdo e o máximo possível de outras páginas indicando para o seu site.

Listamos os principais métodos de SEO para você utilizar na sua página da web, gerando mais tráfego, posicionando-a melhor nas ferramentas de busca e, é claro, atraindo mais clientes e mais cliques nas suas publicidades. Elas podem ser on-page (dentro da página) ou off-page (fora do seu site).

Entenda como o SEO pode atrair mais visitantes ao seu site através desses 11 passos

É primordial que o título do seu conteúdo e da página estejam falando exatamente do assunto que você quer apresentar. Isso permite que os visitantes cliquem no link do Google quando procurarem por algum conteúdo específico.

Palavras-chave

Aqui você precisará elencar de três a cinco termos que estão relacionados com o seu conteúdo e valorizá-los. Por exemplo, o Google dá prioridade hierárquica para termos que aparecem no primeiro parágrafo.

Por isso, utilize palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo, mas cuidado: se abusar dos termos, o Google pode fazer você despencar nas pesquisas. Então, utilize no máximo cinco vezes em um texto de 400 palavras.

Imagens

Outro ponto importantíssimo é colocar as melhores imagens nas suas páginas, mas também é necessário que você dê um nome ligado ao conteúdo. Coloque informações no ‘alt text’, que é uma caixa de texto alternativa para busca no Google Imagens.

URL

Utilize ao máximo possível o hífen para criar um endereço simples e direto. Por exemplo: caso você tenha um site ou blog sobre carros e queira falar sobre motores de sedans, coloque ‘exemplodesite.com.br/motores-de-sedans’. Isso converge em muito mais visitas ao seu site.

Conteúdo

Nada é tão relevante quanto um conteúdo de qualidade. Por isso, invista em um texto bem estruturado, com tópicos, explicativo e que contenha o máximo de informações e ligações com outras páginas, os chamados ‘hiperlinks’. O algoritmo do Google muda a cada ano e, gradualmente, vem valorizando bons conteúdos.

Linkagem externa

Aqui já estamos falando em processos a serem feitos fora do seu site. Há um fator chamado ‘Page Rank’ que avaliam a qualidade das páginas que apontam para a sua. O blog do seu amigo, que não tem tanta repercussão, não ajuda no posicionamento como sites consolidados, como jornais, portais e sites com final .org, todos com bom Page Rank (mas não deixa de ser relevante todo tipo de divulgação).

Para que você possa subir de posições nesse caso, procure firmar parceiras de divulgação do seu conteúdo com outros sites que falem sobre algo próximo ao seu conteúdo, retribuindo o “favor” divulgando-os no seu. Cadastrar em diretórios pode ajudar no começo, então é uma boa dica. Procure não divulgar em todo lugar, pois isso pode te prejudicar.

Tempo do site

Quanto mais velho, mais o Google dará atenção ao seu site. Portanto, tenha paciência no início e, caso já tenha um domínio registrado há anos, vá para outras técnicas, visto que ele tem bom potencial para aparecer nas primeiras posições do Google.

Utilize as redes sociais

Nenhum outro lugar vai chamar tanto público para o seu site como as redes sociais, no início. Isto porque este tipo de mídia tem um relacionamento direto com o cliente/leitor do seu conteúdo, permitindo que ele interaja. Também, é uma forma de linkagem externa, visto que outras pessoas vão fazer o trabalho de divulgar seu site sozinhas, sem que você precise utilizar de vários recursos.

O SEO, como descrito, é uma ferramenta que depende apenas de um bom trabalho de conteúdo, divulgação e alinhamento da temática para que suba de posições no Google. É importante frisar que um bom trabalho de SEO pode garantir seu site nas primeiras colocações por anos.

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