Criando conteúdo para tráfego mobile

Por 26/04/2017
Criando conteúdo para tráfego mobile

Não há nada mais frustrante em termos de usabilidade mobile do que um cliente acessar um site e não encontrar conteúdo otimizado para o acesso via dispositivos móveis. Layout desconfigurado, textos em formatos impossíveis de ler em um smartphone, vídeos cujo player acaba deformado na tela do celular. A taxa de rejeição de sites que não são otimizados para dispositivos móveis e enorme, e, por consequência direta, as taxas de conversão despencam.

Criar conteúdo mobile é importante e coisa séria! De acordo com pesquisa publicada pela Revista Exame, em 2015, o número de acessos à internet através de redes móveis superou (e muito!) o número de acessos através de banda larga fixa – foram pouco mais de 190 milhões de acessos por celulares, tablet, notebooks e notebooks contra cerca de 25 milhões em computadores desktop naquele ano. Os dados são confirmados por uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada em 2016, onde o celular apareceu com o principal dispositivo para acesso à internet utilizado pelo brasileiro. Percebeu a responsabilidade? Então, o que você está esperando para começar a dar uma atenção extra para o conteúdo mobile?

Facilite o “passar de olhos”

Quem acessa a internet pelo celular raramente para e tira um momento para observar atentamente todo o fluxo de conteúdo que cruza seu caminho. Em geral, a maior parte dos usuários se limita a passar os olhos pelo conteúdo e parar somente se algo no texto chama sua atenção no meio do caminho.  Com parcimônia e muito bom senso, aposte em recursos visuais que chamem a atenção, como negritos, cores e subtítulos muito bem destacados.

Use vídeos

Estatísticas apontam que vídeos serão o conteúdo mais consumido online pelo usuário mobile até o fim da década. Não durma no ponto. Vídeos curtos, dinâmicos, bem editados e bem produzidos são uma maneira excelente de pensar o conteúdo focando no usuário que acessa seu website ou blog através do celular. Vale também usar a criatividade e buscar uma interação com outras plataformas que permitem conteúdo audiovisual rápido, dinâmico e em tempo real, como o Snapchat e o Instagram Stories. Ganhe por todas as frentes.

Pense no layout

O layout certo é um dos pontos mais relevantes para a usabilidade mobile. Não vale apenas tentar adaptar o que já existe em sua versão desktop. É preciso pensar em tudo – cores, disposição do conteúdo, menus, títulos. Pense na versão mobile do seu site não apenas como um apêndice, extensão ou continuação do que já existe na versão para computadores tradicionais. Pense que você está criando algo do zero, pensando em um novo dispositivo e em um novo nicho de público.

Invista em aplicativos

Aplicativos são uma excelente maneira de otimizar os processos entre o usuário e sua empresa, além de criar uma relação mais consistente de proximidade marca-cliente. Pense que, com um bom app, o usuário nem sequer precisará abrir o navegador, procurar o nome da empresa no Google ou decorar sua URL – o canal direto a sua empresa estará na tela do celular, ao alcance das mãos e nos bolsos dele. E o melhor: 24 horas por dia.

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