Dicas para criar um blog de sucesso

Por 13/10/2017
Dicas para criar um blog de sucesso

Ter um site é o mínimo para uma marca sobreviver em meio à tanta concorrência no mercado. Para se destacar e conquistar o consumidor, é necessário inovar e ir além do básico. E uma excelente tática para isso é o desenvolvimento de um blog. O consumidor não busca apenas por produtos de qualidade – ele quer conteúdos interessantes também, para ter a certeza de que a empresa entende tudo sobre o seu setor de atuação.

Algumas dicas essenciais para garantir o sucesso do seu blog

– Identidade visual

Afinal, a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Aposte em um layout simples, diferente e com foco na organização. O conteúdo é o ponto mais importante, por isso, o layout deve ser pensado de forma a facilitar a leitura das postagens. Para se desenvolver uma identidade visual bem-sucedida, é importante fazer um estudo de cores e fontes de acordo com o perfil da marca e do público-alvo. E isso vale para logomarca e todos os detalhes do blog.

– Títulos atrativos

Esse é o primeiro contato que o leitor terá com o conteúdo postado, ou seja, você tem uma frase para atrair o interesse do visitante. Pensando nisso, mostra-se fundamental criar títulos que já mostrem todo o potencial do conteúdo e sempre contendo as principais palavras chave.

– Imagens

Os textos com fotos apresentam uma maior taxa de leitura, índice ainda maior em caso de vídeos. Por isso, busque variar os formatos dos conteúdos compartilhados. E vale soltar a criatividade para conquistar a atenção dos visitantes com infográficos, desenhos, tabelas e tudo mais que possa ajudar a complementar a informação transmitida pelo texto.

– Guest posting

Fazer parcerias e trocar postagens é uma das melhores formas de expandir as barreiras do seu blog. Basta buscar blogueiros que abordam temas semelhantes e abrir um espaço para a publicação de artigos produzidos por esses parceiros. Essa tática vai te ajudar a atrair novos leitores, conquistar mais cliques e desenvolver autoridade na área.

– A força dos CTAs

Os CTAs (call to actions ou chamados de atenção) buscam incentivar a participação do visitante. O sucesso da estratégia é transformar visitantes em leads. E o segredo para isso é oferecer algo em troca de informações do leitor, principalmente o e-mail. Assim, é aberta a comunicação entre empresa e leitor.

– A importância do SEO

SEO significa Search Engine Optimization e tem como foco a otimização do blog. As técnicas de SEO servem para posicionar o conteúdo nos sites de busca. Ou seja, quando o leitor buscar por um assunto relacionado, o seu site estará logo na primeira página de resultados.

– Análise de dados

Avalie o desempenho de cada conteúdo postado em seu blog. Dessa forma, é possível compreender o perfil do leitor e saber quais são as suas preferências, quais são os temas mais lidos, além dos dias e horários com mais acesso. Essas informações são fundamentais para o planejamento de conteúdo e para fazer os ajustes que se mostrarem necessários ao longo do trajeto.

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