A importância do link building

Por 23/03/2017
A importância do link building

O link building é uma técnica de SEO (Search Engine Optimization) desconhecida por grande parte dos usuários. Prática comum em agências de publicidade e marketing, o link building – “construção de links”, em tradução livre – é um pilar fundamental para quem investe em marketing digital e deseja melhorar seu posicionamento no Google de forma orgânica.

O que é o link building?

Basicamente, trata-se de uma estratégia para conseguir links externos apontando para o seu site. Isso significa que outros sites ou blogs precisam falar de você, de seu produto ou de seu serviço em um post, e inserir um link nessa postagem que leve o usuário até sua página. Essa tática gera tráfego da maneira tradicional; um leitor que se interesse pelo que você tem a oferecer irá clicar no link e ir para seu site. Mas a parte mais importante é o que o link building significa para o Google. Quanto mais pessoas estiverem falando sobre seu website e redirecionando links para ele, mais relevante você será para os mecanismos de busca. Isso indexará mais resultados de busca para sua empresa, além de melhorar o posicionamento desses resultados. Ou seja: se você quer ir para a primeira página do Google, investir em link building é uma excelente ideia.

Relevância, quantidade e qualidade

Entretanto, nem todos os links são ideais para o link building. Pense em cada link como um voto de confiança para seu site – uma espécie de indicação. No mundo offline, indicações têm pesos diferentes de acordo com sua origem. O voto de confiança de uma pessoa influente dentro de uma empresa tem muito mais impacto do que o voto de confiança de um estagiário que trabalha por lá há um mês, por exemplo. No SEO, é a mesma coisa. Quanto mais relevante e forte for o site que está redirecionando para a sua página, maior será o impacto para o Google.

O algoritmo do Google também leva em consideração a adequação do link dentro do texto. Se um post sobre motocross linka para um salão de beleza, por exemplo, o mecanismo de busca entenderá que aquele link está ali de forma não-natural. É imprescindível que o link faça sentido dentro do contexto em que está inserido para a tática de link building funcionar.

A quantidade também importa. É crucial que haja diversidade de sites que linkam para você; ou seja, quanto mais domínios únicos redirecionarem para o seu site, melhor.

A complexidade do link building

O link building é uma técnica altamente eficaz, mas complexa. Isso porque existem várias particularidades que devem ser levadas em conta na hora de definir a estratégia. Além da relevância do site que posta o link, também é preciso que esse link seja “follow”. Link follow significa uma indicação para os motores de busca de que aquele link deve contar uma pontuação para o site para o qual está apontando. Também é preciso ter um cuidado especial com o texto-âncora – o “título” do link.

Como conseguir links?

Para conseguir links, é preciso negociar com sites relevantes. Uma boa saída são posts patrocinados, aqueles em que o próprio blogueiro ou dono do site escreve sobre você em troca de alguma coisa (pode ser um valor em dinheiro ou uma permuta, por exemplo) ou um guest post, quando você mesmo escreve o texto e envia para o blogueiro postar e linkar para o seu site.

Fale com quem sabe

Esse é apenas um panorama básico sobre link building. Há muito mais conteúdo e complexidade nessa técnica. Por isso, vale contatar uma agência de marketing digital e solicitar uma consultoria sobre o tema. Os resultados serão incríveis!

Artigos relacionados

COMENTÁRIOS


© Copyright 2016 - Todos direitos reservados a Harpia Propaganda