Por que verificar tags no Google Analytics

Por 05/05/2017
Por que verificar tags no Google Analytics

Uma parte complexa do processo de trabalhar com marketing digital é lidar com códigos, gadgets e fazer o rastreamento dessas alterações de forma rápida e fácil.

Quem já trabalha com isso há mais tempo e possui mais experiência também conhece a necessidade de fazer testes constantes, sobretudo testes A/B, em que se divide o tráfego de uma página entre uma landing page piloto com alterações e a versão atual, para decidir se as mudanças implantadas valem a pena.

Uma maneira fácil de otimizar esses processos, e não precisar contatar um webmaster toda vez que precisar instalar novos códigos e fazer novos testes em seu site, é investir em tags, um recurso que existe dentro do próprio Google Analytics e que necessita apenas da instalação rápida do Google Tag Manager para começar a funcionar.

Mas afinal, o que são tags?

Tags são pequenos fragmentos de códigos de origem JavaScript que executam determinados comandos dentro de um site. As tags são simplificadas, então não precisam de um profissional qualificado para serem instaladas – qualquer um com o mínimo conhecimento de informática é capaz de lidar com elas.

Cada tag possui uma função diferente dentro de uma infinidade de funções que podem te ajudar em suas estratégias de marketing digital.

O que é Google Tag Manager?

O Google Tag Manager é uma plataforma do próprio Google que pode ser utilizada para gerenciar todas as tags que foram instaladas no Google Analytics. Com o Tag Manager, você nunca mais precisará lidar com códigos para instalar novas tags e, consequentemente, para fazer testes e alguns outros tipos de alterações dentro do código do site.

O único código que precisará ser instalado é o do próprio Google Tag Manager. Depois dessa etapa, a própria ferramenta lida com todos os códigos para você, sem que você precise fazer nenhuma alteração complexa diretamente.

Como começar a usar o Google Tag Manager?

Para criar uma conta e começar a utilizar a plataforma, basta acessar o site do Google Tag Manager e fazer login utilizado as informações da sua conta Google Analytics. A configuração da ferramenta é tarefa fácil. Basta inserir as informações da sua empresa na primeira tela.

Em seguida, o Tag Manager pedirá que você crie contêiner. Os contêiners funcionam como caixas, em que serão armazenados os códigos de todas as tags que serão instaladas em seu site. Crie quantos contêiners forem necessários.

Em geral, a diretriz é criar um para cada site em que o Tag Manager será instalado e/ou que esteja linkado ao seu Google Analytics.

Para instalar o Tag Manager, você precisará da ajuda de um profissional de TI mais uma vez. O próprio Tag Manager gera um código que deverá ser instalado em todas as páginas do seu site (ou dos seus sites). Em seguida, o Tag Manager estará pronto para ser utilizado.

Verificando tags no Tag Manager

O próprio Tag Manager irá sugerir algumas tags que podem ser úteis para você. Também existe um espaço chamado “Tags HTML”, em que você pode criar e dar um título a sua nova tag. Em seguida, é só arrastá-la até o contêiner correspondente.

Integrando o Manager e o Analytics (o que será feito já durante as configurações da sua tag), será possível monitorar os resultados dela e descobrir qual está sendo o impacto dela na sua estratégia de marketing digital, tudo de forma muito fácil e sem maiores complicações.

Artigos relacionados

COMENTÁRIOS


© Copyright 2016 - Todos direitos reservados a Harpia Propaganda