Quer aparecer no Google? Saiba como!

Por 04/09/2015
Quer aparecer no Google? Saiba como!

Aparecer no Google hoje é uma necessidade para quem quer ter relevância on-line. Afinal, a empresa conquistou uma fatia tão grande do mercado de buscadores da internet que virou um ícone. E é exatamente por essa razão que muitos estrategistas de SEO (Search Engine Optimization) se debruçam sobre a ferramenta, destrinchando os algoritmos e tentando descobrir como o seu conteúdo pode se destacar entre os milhões de resultados possíveis.

Por isso, separamos para você algumas das principais informações que você precisa saber sobre o assunto. Continue lendo para descobrir como conquistar seu espaço entre as primeiras páginas do Google!

Os princípios básicos de SEO

Para quem não conhece, Search Engine Optimization (ou otimização de sites para buscadores, em bom português) é um composto de técnicas que auxiliam os donos ou gestores de sites a aparecer nas primeiras páginas de resultados nos mecanismos de buscas.
No caso do Google, as técnicas de SEO se voltam para o Googlebot, uma espécie de programa que faz varreduras constantes do conteúdo na internet. A matemática é bem complexa, mas, para simplificar a ideia, os resultados são listados por relevância decrescente. Para ser relevante, é importante que o site seja referenciado em outros sites e que o conteúdo disponibilizado esteja de acordo com os termos de pesquisa (as palavras-chave) do usuário. A classificação também leva em consideração fatores como denúncias de spam e vírus; por isso, todo cuidado com segurança e qualidade é pouco.

Assim, os especialistas de SEO buscam trabalhar o site levando em conta os critérios do Google, de maneira que ele seja classificado positivamente e conquiste a primeira página de resultados sem precisar comprar um anúncio.

A rede de links

Como falamos ali em cima, a quantidade de links externos que direcionam para o seu site é um dos fatores considerados pelo Google. Portanto, trate de criar sua rede de contatos — uma boa ideia é investir em redes sociais, uma ótima forma de publicar links do seu site para divulgação e compartilhamento entre o seu público.
Outra coisa que faz diferença para aparecer no Google é pensar na aparência desses links. URLs (o endereço do link propriamente dito) claras tendem a ter uma melhor classificação, então se atente a isso. Em vez de deixar sua URL como uma sequência aleatória de números, por exemplo, coloque o título do texto que você está publicando.

O papel do conteúdo

Não basta apenas criar propagandas ou repostar materiais populares (como aquele vídeo com muitas visualizações ou aquela piada que está circulando no WhatsApp). Você precisa conhecer e entender o público que precisa atingir e engajar para que os seus links possam ser atraentes, garantir cliques e compartilhamentos.

O objetivo do Google é oferecer a melhor experiência possível aos seus usuários — ou seja, ele dará prioridade a conteúdo relevante e de qualidade, para que seus usuários encontrem o que estão procurando. Assim, um conteúdo bem produzido e bem direcionado vai se destacar nos resultados de busca.

Para isso, é importante também ficar de olho nos termos contidos no título e no texto — são as palavras-chave que vão dizer ao Googlebot que aquilo é relevante para a busca do usuário, por isso elas devem estar presentes ao longo do conteúdo. Portanto, aprenda a utilizá-las de forma a ajudar o seu cliente a encontrar sua página ao pesquisar um determinado assunto.

Unindo conteúdo relevante e de qualidade com a aplicação de boas práticas de SEO, o seu site tem tudo para aparecer no Google e ver seu tráfego orgânico (ou seja, aquele pelo qual você não paga) disparar. Agora que você já sabe essas dicas, conte para a gente nos comentários como você pode otimizar o seu site e compartilhe esse post com seus amigos nas suas redes sociais!

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