Voice search: como aproveitar a ferramenta em sua estratégia de SEO

Por 17/05/2017
Voice search: como aproveitar a ferramenta em sua estratégia de SEO

O voice search é uma ferramenta que chegou de mansinho, ganhou seu espaço no mercado e transformou-se numa febre. De acordo com um levantamento feito pelo próprio Google, publicado no blog oficial da empresa, no fim de 2014 55% dos adolescentes norte-americanos e 44% dos adultos utilizavam a ferramenta mais de duas vezes por dia.

O recurso de pesquisa por comando de voz, em que o usuário pode fazer uma busca no Google sem precisar digitar nenhum termo, está presente em praticamente todos os smartphones mais populares lançados nos últimos anos, e pode ser baixado na própria Play Store. E já tem quem esteja modernizando suas técnicas de SEO e incluindo a voice search em suas estratégias de marketing digital. Vai ficar de fora?

Como as pessoas utilizam o voice search?

Antes de começar a pensar em estratégias de SEO para uma plataforma, é preciso compreender de que forma ela funciona e como as pessoas interagem com ela. No caso do voice search, as principais buscas não são sobre temas complexos ou acadêmicos. O comando de voz é mais comumente usado para banalidades, tarefas cotidianas e curiosidades.

O usuário está em uma reunião com amigos e surge um questionamento sobre um fato curioso? O internauta precisa encontrar um lugar próximo de sua casa para pedir uma pizza? São em momentos como esses que o recurso da busca por comando de voz será utilizado.

De acordo com diversos levantamentos e dados divulgados pelo Google, as pesquisas realizadas com maior frequência através do voice search tem temáticas como lugares (“Restaurante de comida japonesa aberto no feriado em Curitiba”), clima (“Está frio em Florianópolis hoje?”), traduções (“Como se diz arroz em espanhol?”), esportes (“A que horas será o jogo do Corinthians pelo Brasileirão?”), câmbio (“Quanto é 600 reais em dólar?”), operações matemáticas (“Quanto é 2360 dividido por 12?”), curiosidades (“Quem inventou o sorvete?”), eventos (“Quando começa a primavera?”) e fotos (“Imagens de ornitorrinco”).

Percebeu uma particularidade nessas buscas? Uma parte significativa dos usuários busca por perguntas no voice search, e é aí que mora o desafio para o SEO.

Adicione todas as informações possíveis sobre seu negócio

O internauta que queria pedir a tal pizza pesquisou por um lugar próximo de sua casa. As buscas do Google têm a capacidade de mostrar ao usuário o que está mais perto dele. Para otimizar para voice search, adicione todas as informações possíveis sobre o endereço do seu negócio para que ele apareça em um bom posicionamento na lista do Google Business. Coloque o endereço correto e atualizado, número de telefone, horário e dias de funcionamento.

Pense como o usuário

A oralidade é diferente das buscas escritas. Leve isso em consideração na hora de otimizar seu site. Talvez “restaurante à la carte” seja uma boa palavra-chave para as buscas tradicionais, mas terrível para o voice search.

Palavras-chave longas estão liberadas

Quando digitamos, queremos ganhar tempo. Na fala, no entanto, o usuário sente como se estivesse tendo uma conversa com o celular. Invista em palavras-chave e sentenças mais longas.

Crie um FAQ

Criar uma página de perguntas e respostas mais frequentes que tenha a ver com seu negócio é uma saída fácil e inteligente para otimizar seu site para voice search. Invista nisso!

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