WordPress, SEO e content marketing

Por 15/05/2017
WordPress, SEO e content marketing

No mercado há 13 anos, o WordPress é um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo para blogs e sites mais famosos e populares entre os similares do ramo. Segundo um levantamento feito em fevereiro de 2017, o WordPress é utilizado por cerca de 27% dos blogs que integram a lista de endereços mais populares da web.

Além disso, mais de 60 milhões de sites do mundo tudo utilizam a plataforma como sistema de postagem. Uma das características que levou o software a se tornar o queridinho dos webmasters é justamente porque ele facilita (e muito!) o trabalho do analista de SEO – uma arquitetura personalizável que suporta a instalação de plugins.

Plugins no WordPress

O WordPress se orgulha muito de oferecer aos usuários um encarte invejável e impressionante de plugins gratuitos. A plataforma também oferece todos os seus plugins na modalidade open code e incentiva que internautas criem seus próprios plugins, com a ajuda de um manual disponível no site oficial do sistema.

Os plugins atuam como extensores de funcionalidades, acoplando ao WordPress possibilidades diversas que o programa original não possui. Existem plugins para os mais diversos objetivos e funções, inclusive para otimizar as estratégias de SEO e content marketing. Conheça alguns deles a seguir:

WordPress SEO by Yoast

Também conhecido como Yoast SEO ou simplesmente Yoast, esse plugin é um dos preferidos pelos usuários de WordPress que trabalham com SEO por três motivos: o primeiro é sua interface, que altera o design de seu painel no WordPress de forma discreta, de acordo com os preceitos de usabilidade e, é claro, para um design mais bonito.

A segunda é que ele é muito intuitivo, já que é muito simples e fácil compreender como se usa o plugin. E, por fim, a terceira é sua praticidade: o Yoast oferece praticamente tudo que você precisará utilizar para otimizar seu conteúdo e seu site em geral para SEO.

Um dos recursos mais bacanas do Yoast é uma espécie de diagnóstico de SEO do seu conteúdo, que aparece em forma de lista no seu painel ainda quando você está redigindo o post.

Também oferece sitemap, breadcrumbles, análise de titles, integra seu conteúdo com as redes sociais, mapeia palavras-chave específicas e garante que você as colocou nos lugares e quantidades certas dentro de seus textos, entre outras funções.

All-In-One SEO Pack

O All-In-One é altamente recomendado para iniciantes no universo do SEO e content marketing porque oferece a possibilidade de ser programado para fazer muitas otimizações automaticamente, como melhorar títulos de acordo com técnicas de SEO e gerar meta tags, por exemplo.

Uma das melhores funções oferecidas pelo plugin é o mapeamento de conteúdo duplicado, que impede que seu blog ou site publique páginas e posts duplicados que concorram entre si nos mecanismos de busca.

Como grande parte dos plugins, o All-In-One está disponível nas versões free e Premium, sendo que esta última conta, é claro, com alguns recursos extras. Ambas as versões têm uma funcionalidade interessante, que é a integração de buscas de palavras-chave entre Google, Yahoo e Bing.

Existem diversos plugins para WordPress que podem facilitar sua vida. Faça suas pesquisas e descubra com qual você mais se adapta!

Artigos relacionados

COMENTÁRIOS


© Copyright 2016 - Todos direitos reservados a Harpia Propaganda