4 erros comuns de usabilidade que o seu site não pode cometer

Por 14/02/2016
4 erros comuns de usabilidade que o seu site não pode cometer

Atualmente muitas empresas estão  investindo na criação de sites com o objetivo de iniciar uma presença digital no entanto, é preciso ter cautela para que essa atuação não seja um fracasso. Um dos principais motivos desse insucesso na internet se deve ao fato de algumas marcas confiarem à criação de um site à profissionais amadores. É muito comum encontrar pessoas que se dizem capazes de construir uma ótima página na internet, mas atenção! Apesar do layout ser um dos aspectos que contribuem para que um site seja de qualidade, ter um site bonito não é suficiente. Uma página de sucesso precisa conter alguns elementos de usabilidade para atrair o interesse do público e evitar erros de UX que prejudicam a performance do seu site.

Mas, antes disso, o que é usabilidade?

A usabilidade consiste em facilitar a navegação dos usuários pelo site. Dessa forma é fundamental que as pessoas encontrem sem dificuldade o que procuram.

Para evitar que o seu site seja um fracasso separamos neste post os principais erros de usabilidade que comprometem a qualidade da sua página.

Não criar uma hierarquia de informações

Ninguém gosta quando acessa um site confuso com excesso de informações que não dizem nada. Um menu de navegação desorganizado pode fazer com que o usuário desista de acessar o seu site em poucos segundos. Por isso, é muito importante organizar e agrupar os tópicos semelhantes dentro de uma página e por ordem de prioridade. Assim o usuário encontrará facilmente tudo que procura.

Ter um site lento é um dos piores erros de usabilidade

Outro erro muito comum na criação de um site é a velocidade que ele é carregado. Ou seja, as pessoas estão em busca de otimizar cada vez mais o seu tempo, se o seu site demora a abrir com certeza as pessoas abandonarão a sua página rapidamente. O tempo de carregamento de um site também é um dos requisitos que o Google considera para exibir a página em seu ranking de resultados a cada nova palavra-chave pesquisada pelo usuário. Então fique atento!

O tamanho da fonte é inadequado

Se o objetivo aqui é que o usuário acesse o seu site, encontre todas as informações que ele procura e permaneça o máximo de tempo possível na página, o conteúdo jamais pode ter fontes ilegíveis. Aposte em fontes mais nítidas para não confundir as pessoas. Pense nisso!

A página principal do site não é clara e objetiva

A home de um site possui uma responsabilidade enorme na captura da atenção das pessoas. Afinal, é por ela que os usuários navegam assim que entram no site e por isso, a página principal precisa conter todas as informações necessárias de maneira atraente para captar o interesse das pessoas em pouquíssimo tempo. Criar um conteúdo que defina rapidamente do que se trata a sua página é uma boa estratégia para evitar esses erros de UX!

A experiência do usuário deve ser o centro de qualquer estratégia eficiente de marketing digital. Dessa maneira, se a empresa possui cautela e não comete erros de usabilidade no seu site certaente vai atrair novos visitantes e potencializar as oportunidades de negócio.

Gostou do post? Então continue nos acompanhando através da nossa fanpage e receba conteúdos exclusivos!

Artigos relacionados

COMENTÁRIOS


© Copyright 2016 - Todos direitos reservados a Harpia Propaganda