Como criar um site profissional, por onde começar?

Por 01/12/2018
Como criar um site profissional, por onde começar?

Em um mundo cada vez mais conectado e com a troca de informações em tempo real, é fundamental que pessoas e empresas tenham sua presença online, com informações relevantes e com foco no atendimento das demandas e necessidades do seu público.

Nesse contexto, é indispensável que pessoas e empresas criem e mantenham um site profissional, para que assim possam ter a garantia efetiva da sua presença no ambiente online, contato com um público maior e cada vez mais crescente.

Mas você conhece os passos e estratégias para criar um site profissional? Para te ajudar nessa atividade, elaboramos este artigo com as principais informações que te ajudarão a criar um site profissional e com atendimento das demandas do seu público.

Cuidado na escolha do domínio

A porta de entrada para o seu mundo particular no ambiente online é o seu domínio e, por isso, você deve ter plena cautela na escolha da sua URL — Uniform Resource Locator (localizador padrão de recursos), que é mais conhecido como o seu endereço web.

É fundamental a escolha de um endereço web que transmita a sua identidade pessoal ou empresarial, que seja de fácil memorização e que não seja longo demais (para facilitar a sua digitação em dispositivos móveis, por exemplo).

Ter uma URL amigável é um dos primeiros passos para ter um site profissional e que transmita as suas intenções na web.

Escolha da hospedagem

A hospedagem ou host é a empresa responsável por armazenar o seu site e disponibilizá-lo na world wide web para acesso aos seus visitantes e usuários. Assim, a escolha da hospedagem que ofereça serviços com qualidade, maior velocidade e alto nível de disponibilidade (uptime) são fatores fundamentais na hora de criar um site profissional, de modo a proporcionar uma experiência única ao seu usuário.

Escolha da tecnologia

Após escolher a URL ideal e a empresa de hospedagem que atenda aos níveis de serviços para um site profissional, chegou o momento de escolher a tecnologia que será utilizada para criação do seu site. Essa escolha deve estar baseada no perfil do seu site, as ferramentas que estarão integradas e a capacidade de processamento da hospedagem escolhida, de modo que haja coesão entre todos os elementos.

Boa parte da escolha da tecnologia que será empregada diz respeito à linguagem de programação do site, o banco de dados e demais frameworks que suportarão o seu site em confiabilidade e alto desempenho.

Site responsivo

O acesso aos sites utilizando dispositivos móveis (smartphones e tablets) tem superado de forma considerável os acessos em computadores. Assim, para que você crie um site realmente profissional é necessário que adote a responsividade, ou seja, a adequação e otimização do conteúdo a todos os formatos e tamanhos de telas.

Sites responsivos melhoram a experiência do usuário e transmitem o cuidado e profissionalismo dos seus idealizadores.

Estudo do perfil do público-alvo e conteúdo

Para criar um site profissional não basta apenas utilizar as melhores tecnologias, mas também é preciso alcançar o público-alvo de forma correta. Para isso, é preciso realizar o estudo do perfil do seu público-alvo, entender os seus interesses, suas demandas, necessidades e, assim, produzir conteúdos adequados a cada grupo de interesse.

Isso proporciona um site profissional com foco em conteúdo e informações que realmente são agregadoras e relevantes aos seus usuários. Mas lembre-se de manter a atualização constante dos conteúdos, com periodicidade das publicações, bem como manter atualizada a pesquisa do perfil do seu público.

Cuidado com a identidade visual

Assim como o cuidado com o conteúdo, ter cautela com a identidade visual do seu site é fundamental para ter sucesso em um resultado profissional e que identifique ao seu usuário os aspectos da sua empresa, como as cores, imagens e demais elementos visuais.

Ter legibilidade e clareza visual também é essencial para um site profissional, de modo que a filosofia de que “menos é mais” funciona de forma efetiva. Para isso, utilize cores sóbrias e fontes legíveis.

Quanto à proporção ideal desses elementos visuais, adote uma identidade com no máximo três cores e dois tipos de fontes.

Promova a interação entre sua empresa e o público

Um site profissional deve incorporar ferramentas que permitam a interação entre a sua empresa e o seu público, de modo que a troca de informações e opiniões ocorra de forma sinérgica e efetiva. Isso permitirá que a sua empresa desenvolva produtos e serviços cada vez melhores, bem como promoverá o atendimento das demandas de uma parcela maior do seu público-alvo.

Assim, ao adotar as medidas citadas neste artigo, certamente, obterá um site profissional e com objetivos bem definidos. No entanto, caso tenha dificuldades em implantar os tópicos mencionados, busque a ajuda e consultoria de um profissional ou empresa especialista em desenvolvimento de websites, pois, esses profissionais e empresas têm todo o know how necessário para o desenvolvimento do seu site com características e concepções avançadas.

Artigos relacionados

COMENTÁRIOS


© Copyright 2018 - Todos direitos reservados a Harpia Propaganda