Como escolher um layout para website

Por 31/03/2017
Como escolher um layout para website

Na hora de criar um site, uma das tarefas que mais toma tempo é escolher o layout perfeito. Não é à toa: são muitas opções com diferentes números de colunas, opções de customização e design. Como escolher o template ideal para seu site? Confira algumas dicas que irão facilitar sua vida!

1) Tenha em mente o conteúdo do site

Existem layouts certos para diferentes finalidades. Antes de escolher, você precisa ter em mente que tipo de conteúdo planeja criar e postar em seu website, para só então decidir qual é o melhor design para ele. Se você é fotógrafo ou fotógrafa e deseja utilizar sua página como um portfólio pessoal, prefira uma estrutura que deixe fotos em evidência, sem a necessidade de muito espaço para textos. Agora, se você está montando um site que fale um pouco sobre o novo livro que você está lançando, vale investir em um template que comporte textos grandes e facilite a leitura, com colunas largas e uma fonte um pouco maior, por exemplo.

2) Pense no público-alvo

Na hora de escolher o layout, tão importante quanto o conteúdo é o público-alvo. Pense nessa adequação no momento de selecionar o design mais adequado. Se seu website é voltado para crianças, busque por interfaces lúdicas, coloridas ou animadas. Para adolescentes, vale uma paleta de cores mais descolada, ilustrações e espaço para fotos em alta qualidade. Coloque-se no lugar do internauta que acessará seu conteúdo para decidir o que conversará melhor com ele. Lembre-se que o layout também faz parte da linguagem do seu site!

3) Passe por todas as páginas antes de escolher

Antes de instalar definitivamente um layout, navegue por toda a estrutura dele. Muitas vezes, a página inicial pode parecer satisfatória para você, mas o design das páginas internas pode não suprir suas expectativas e necessidades. Analise com calma antes de selecionar o template ideal.

4) Pense nas edições

Leve em consideração o seu grau de conhecimento em softwares de edição de imagem, HTML e CSS, além do seu desejo de personalizar ou não o template na hora de escolher. Existem plataformas e layouts prontos específicos que não permitem que o usuário altere nenhum aspecto da interface. Isso pode ser bom se você for totalmente leigo ou leiga em edição HTML, mas extremamente decepcionante caso você tenha expectativa de mudar alguma coisa. Fique de olho também nos gadgets – aquelas funcionalidades que podem ser adicionadas manualmente em plataformas de hospedagem, como o Google Sites e o Wix. Nem todos os layouts são compatíveis com todos os gadgets, o que pode dificultar sua vida se houver alguma funcionalidade que seja imprescindível para o funcionamento do seu site, como um formulário de contato, por exemplo, que não possa ser instalado no template escolhido.

5) Procure por finalidade

Em galerias de templates prontos, é muito comum haver categorias de divisão por áreas, com subseções como “Portfólio”, “Currículo” ou “Blog”, por exemplo. Cada uma dessas divisões contém vários layouts com estruturas adequadas para essas finalidades. Começar por aí pode facilitar em muito sua busca.

Artigos relacionados

COMENTÁRIOS


© Copyright 2016 - Todos direitos reservados a Harpia Propaganda