Criar um bom site: tudo o que você precisa saber

Por 01/10/2015
Criar um bom site: tudo o que você precisa saber

A internet é uma ferramenta fundamental para garantir que empresas tenham um melhor relacionamento com seus clientes. Uma companhia com uma página na web consegue vender mais tendo um gasto menor, além de ter mais ferramentas para apresentar propostas ao público de uma maneira atrativa. Mas quais são as melhores práticas para criar um bom site? É sobre isso que vamos falar no post de hoje. Continue lendo!

Tenha objetivos claros

Uma das primeiras coisas a se fazer antes de desenvolver um site é definir o que ele deve fazer pela empresa. Site para vendas? Marketing? Melhorar o relacionamento com o consumidor? Saber quais dessas opções se encaixam com os seus propósitos é essencial para escolher o tipo de layout que será utilizado, os conteúdos do site e a maneira como ele será mantido.

Páginas na web não servem apenas para apresentar a sua companhia ao mundo, mas também para vender produtos, aumentar engajamento de consumidores, transmitir informações e manter contato com o seu público. O site de um jornal terá um layout totalmente diferente do site de uma empresa de marketing ou vendas. Essa diferenciação permite que o público dessas páginas consiga encontrar o conteúdo procurado mais facilmente, além de garantir uma navegação mais fluida e agradável.

Saiba quem será seu público

Websites estão disponíveis para todos os bilhões de usuários da internet, mas isso não significa que você deva tentar alcançar todas essas pessoas. Procure ter o máximo de dados sobre o seu público (idade, gênero, profissão e renda são algumas informações básicas) para que possa produzir conteúdo voltado para ele.

Lembre-se: menos é mais

Não deixe a imaginação fluir sem limites na hora de escolher as ferramentas usadas no seu site. Excesso de plugins, pop-ups e animações tornam a página mais lenta e pesada. Se o visitante ficar perdido ao abrir uma página com conteúdo confuso, ele poderá procurar outro endereço para obter a informação que deseja. É importante garantir que o seu site funciona bem no máximo de aparelhos; portanto, evite o uso de animações em flash e conteúdos que não possam ser executados somente com HTML5.

Uma boa solução para criar um bom site, leve e compatível com celulares, computadores e tablets, é a utilização de um layout responsivo. Páginas responsivas se adaptam automaticamente ao tamanho da tela, permitindo que um único site seja bem visualizado tanto em um telefone quanto em um computador. Em um mundo onde pessoas usam dispositivos com resolução cada vez mais diversificadas, criar um site responsivo que funcione bem em monitores pequenos e grandes é primordial para a boa imagem da sua empresa na internet.

Permita que as pessoas entrem em contato com você

Uma boa maneira de aumentar o engajamento das pessoas com o seu site e a sua empresa é permitir que elas comentem o conteúdo disponível. Se a companhia tem um blog em que compartilha dicas de uso de seus produtos, permita que as pessoas registrem suas experiências. Caso o site seja focado em venda de produtos, crie ferramentas para os clientes avaliarem os itens ali comprados.

O engajamento também se dá por meio de redes sociais e contato direto com a organização. Busque ter, em todas as páginas, opções de contato por meio dos perfis da companhia em sites como Facebook e Twitter, além da opção de contato por e-mail. E lembre-se de moderar o conteúdo. Não impeça que críticas negativas sejam escritas, mas garanta que todos usem uma boa linguagem, sem palavrões e termos de baixo nível. Um site sem críticas pode fazer com que as avaliações sejam vistas como falsas, prejudicando a imagem da sua empresa.

Otimize o site para ter os holofotes voltados para ele

Search engine optimization (SEO) é uma prática que vai além das linhas de código de HTML do seu site. Ao garantir que um site fique bem indexado em mecanismos de busca — isso é, que seja conhecido por esses mecanismos —, a sua página irá atrair um número maior de visitantes e potenciais consumidores. Parte desse trabalho é feito pelo desenvolvedor do site, responsável por garantir que ele seja mantido por meio de um código limpo, bem descrito e com o controle de quais páginas devem ser indexadas. Já o profissional incumbido pela produção de conteúdo deve estar atento para um bom uso de palavras-chave, que atendam a uma maior quantidade de buscas e permitam que a página esteja melhor ranqueada no Google.

Por meio de ferramentas como o Google Analytics, é possível mensurar quanto tempo os visitantes ficam no seu site e quais são as páginas preferidas. Utilizando esse serviço corretamente, é possível definir quais estratégias de conteúdo irão atrair mais pessoas e engajamento para a sua página.

Saiba como alocar corretamente o seu conteúdo

Alguns sites podem ser considerados uma grande biblioteca de livros — e se você não souber organizar bem os seus livros nas prateleiras, o seu visitante irá procurar outro lugar para encontrar aquilo que ele busca. Uma boa tipografia e uma boa escolha de cores é apenas o primeiro passo para tornar o seu site agradável aos olhos: garanta também que o seu layout atenda bem aos desejos do seu potencial visitante. Pessoas procuram pelas mesmas informações em desktops e smartphones, então procure não exibir uma menor quantidade de dados em telas menores.

Use critérios lógicos e hierárquicos na hora de decidir prioridade que um conteúdo terá na sua página inicial. Fazendo um bom uso das ferramentas de análise de visitantes, é possível separar as páginas com mais audiência daquelas com pouco ou nenhum page view. Definindo o que é importante — ou não — para a sua audiência, é possível diminuir a quantidade de tempo e recursos gastos para produzir páginas que irão gerar pouco retorno.

Todos esses procedimentos são importantes, mas existe algo que o seu site não deve deixar de fazer: permitir que o seu visitante saiba quem você é. Deixe claro, na página inicial, quais são os objetivos da sua empresa. Descreva com clareza as suas principais atividades, seus parceiros e o que os seus clientes acham de você. Não se esqueça de inserir informações de contato. Mais do que uma vitrine de vendas, um site também pode ser um link direto para o seu consumidor.

Como deu para ver, o site da sua empresa cumpre muitas funções e tem um papel importantíssimo na hora de apresentá-la a seus potenciais clientes. Por isso, ele deve ser feito com o maior cuidado possível. Se você tem dificuldades com essa área, ou não tem muita certeza de como criar um bom site, o ideal é contar com empresas especialistas, que irão te garantir um site de qualidade e que trará excelentes resultados.

Agora que você sabe o que é fundamental em um bom site, conte para a gente: seu site pode melhorar em algum desses aspectos? Tem mais alguma dica incrível? Então compartilhe nos comentários!

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