Design responsivo: confira a sua importância na era digital!

Por 13/10/2015
Design responsivo: confira a sua importância na era digital!

Todo mundo já deve ter passado pelo menos uma vez por essa situação: você procura uma informação no Google pelo celular — pode ser uma receita, uma informação sobre o horário de um filme no cinema ou até o endereço de algum lugar — e quando encontra, precisa ficar dando zoom na tela, fazendo aquele movimento de pinça com os dedos, para conseguir ler alguma coisa. Por fim, desiste de ler e acaba buscando a informação em outra página. Esse exemplo mostra muito bem qual é a importância de se ter um site com design responsivo hoje em dia.
Com um número cada vez maior de pessoas acessando a web a partir de aparelhos móveis (como tablets e smartphones), ter um endereço na internet que funcione bem em qualquer tamanho de tela é de suma importância para quem deseja se dar bem no ambiente virtual. No entanto, além de ajudar uma página a ficar bonita em monitores e celulares, o design responsivo tem outras funções que nem todo mundo conhece. Quer saber quais são elas e como isso pode ajudar a sua empresa? Então confira!

O que é um design responsivo

De forma bem prática, design responsivo é um conceito que utiliza técnicas de programação e design para fazer com que um site funcione corretamente em qualquer tamanho de tela e qualquer tipo de navegador, usando o mesmo código para todas as opções. Porém, para que aquele site se adeque ao meio em que está sendo exibido, são necessárias algumas outras adaptações além do redimensionamento de fotos e fontes.

Um bom planejamento de design responsivo também leva em conta como reduzir o peso das imagens para que a página possa carregar rapidamente até mesmo nas conexões 3G mais lentas, esconde algumas opções secundárias de navegação — como informações sobre a história da empresa e quem são seus sócios —, deixando à mostra apenas aquilo que mais importa para um usuário, e ainda simplifica ao máximo as suas linhas de código, deixando o site ainda mais leve.

Agora, o melhor da história: sabe quem gosta muito disso tudo? O Google.

O Google e sua preferência pelo design mobile-friendly

Em uma pesquisa realizada em 2013 juntamente com o IBOPE, o Google percebeu que 77% das buscas realizadas por meio de celulares e tablets aconteciam quando os usuários já estavam em casa ou no trabalho, lugares em que eles provavelmente teriam acesso a computadores. De olho nessa tendência de uso cada vez maior de aparelhos móveis, o gigante da web realizou uma alteração em seu código principal em abril desse ano, dando mais destaque em seus resultados de busca para os sites que fossem mobile-friendly (amigáveis para os dispositivos móveis) — e você pode descobrir o quão amigável é o seu site fazendo o teste de compatibilidade do próprio Google.

Como você pode imaginar, quanto melhor for o seu posicionamento no Google, mais chances você tem de consolidar uma venda pela web.

Mais acessos, maiores chances de venda

Essa é uma conta bastante simples de ser feita: quanto mais você aparecer no Google, mais chances de venda você tem. E como ter um site com design responsivo hoje é uma das principais ferramentas para isso, ela não deve ser deixada para depois.

Grandes marcas como Nintendo, Danone e eBay perderam diversos pontos no posicionamento do Google depois de suas últimas atualizações. O eBay, principalmente, chegou a encarar uma queda de quase 45% da sua relevância nas buscas, perdendo bastante competitividade dentro do meio dos e-commerces .

Capaz de melhorar a experiência do usuário com o seu site e de alavancar as suas vendas, o design responsivo é uma peça extremamente importante para quem deseja se dar bem no ambiente on-line. Por isso, não deixe seu site perdido no passado e nas últimas páginas do Google: traga-o para o presente e para o maior número de telas possíveis.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre design responsivo, conte pra gente o que achou do texto e diga se seu site já conta com essa tecnologia!

Artigos relacionados

COMENTÁRIOS


© Copyright 2016 - Todos direitos reservados a Harpia Propaganda