5 dicas para usar redes sociais e engajar os seus clientes

Por 27/08/2015
5 dicas para usar redes sociais e engajar os seus clientes

Com um público ainda crescente e um investimento inicial baixo, as redes sociais se configuram como uma oportunidade de ouro para empresas engajarem clientes e atrai-los para seus sites. A grande questão é: como?

A resposta a essa pergunta é mais simples do que se imagina; mas implementar — e manter — um plano de comunicação de marketing digital exige dedicação. Por isso, separamos algumas dicas preciosas para que você possa aumentar os cliques e melhorar cada vez mais os resultados do seu site. Vamos a elas!

Ter uma estratégia de social media

Muitas pessoas criam uma página no Facebook, replicam conteúdo produzido para outros contextos e acreditam que isso é o bastante. Muito pelo contrário: estar nas redes sociais apenas por estar pode ser prejudicial para sua marca, pois uma página mal atualizada ou com conteúdo inadequado pode minar sua credibilidade com os clientes.

Por isso, é preciso criar uma estratégia de social media, com objetivos definidos, que esteja alinhada à estratégia de comunicação off-line. Assim, você consegue estabelecer um direcionamento claro para seu conteúdo e mantém sua marca coerente em todas as ações de comunicação.

Conhecer seu público

Você já sabe quem é seu cliente ideal e com quem está falando? Então é hora transferir esse perfil para as redes sociais. Quais são as redes mais acessadas por eles? Como eles se comportam em cada uma delas, como postam e como interagem? A partir das respostas a essas perguntas você consegue desenhar sua estratégia e descobrir as melhores maneiras de engajar seus clientes.

Oferecer conteúdo relevante para engajar clientes

Sabe aquele vídeo com centenas de milhões de visualizações? Sucesso garantido para os seus perfis de social media, certo? Não necessariamente. Na dica anterior, falamos sobre conhecer seu público, justamente porque o conteúdo que você oferece tem que ser relevante para ele.

Imagine que você gerencia uma página sobre transporte rodoviário. Um vídeo com um neném bonitinho dando gargalhadas, por mais que tenha milhões de visualizações e curtidas, não é relevante para o seu público — não acrescenta nada, nem está relacionado ao assunto da sua página.

Despertar interesse é fundamental para engajar os clientes. Por isso, mantenha uma linha editorial bem definida e produza conteúdo que vá interessar seu leitor, que deixe seus olhos brilhando e com aquela vontade de acessar o seu site para ler mais.

Não fazer apenas propaganda

Ninguém vai seguir uma página apenas para ver publicidade de empresas. Então, atenção à porcentagem de postagens nas suas redes voltada diretamente para propaganda do seu site. O ideal é que, quando muito, elas sejam no máximo 30% do seu conteúdo.

Interagir com o público nas redes sociais

Um dos principais motivos para desenvolver uma estratégia de social media é a possibilidade de iniciar uma conversa com seus clientes. Elogios, críticas, perguntas: sempre tire um tempo para ler, responder e entrar em contato com quem fala com você. Assim, você consegue se estabelecer como parte da vida do seu cliente, alguém com quem ele pode contar. Vale lembrar que às vezes as reclamações podem se tornar oportunidades para crescer e melhorar seu plano de comunicação e marketing digital.

Além disso, a facilidade de interagir nas redes sociais deu início ao chamado SAC 2.0, quando clientes usam esse canal para tirar dúvidas e, muitas vezes, solucionar problemas. Esse pode até não ser o seu objetivo principal, mas deve ser parte da sua estratégia de social media.

Agora que você sabe dessas dicas, pense na sua estratégia de social media e reflita: o que você está fazendo para engajar seus clientes? Compartilhe suas reflexões com a gente e, para ver essas dicas aplicadas na prática, curta nossa página do Facebook!

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