Principais erros cometidos na produção de um website

Por 03/03/2017
Principais erros cometidos na produção de um website

O site de uma empresa é sua vitrine para o mundo. Hoje, mais de 95 milhões de pessoas no Brasil e cerca de 3,2 bilhões ao redor do globo possuem acesso a internet. Atualmente, a página de seu negócio é crucial para prospectar novos clientes.  Portanto, é fundamental que seu site seja arquitetado, idealizado, construído e otimizado para proporcionar ao usuário a melhor experiência possível dentro dele, da visita inicial até o pós-compra. Saiba quais são os erros mais comuns cometidos na produção de um website e fuja deles!

1) Conteúdo em janelas pop-up

No início do século, as janelas pop-up consistiam em uma maneira efetiva de chamar atenção do internauta para alguma publicidade ou informação relevante. Hoje, entretanto, o método é obsoleto. Além de criar um ruído comunicacional entre o website e o usuário, uma parte significativa das pessoas utiliza bloqueadores de pop-up que impedirão que a informação chegue até o consumidor. O recurso também pode esgotar a paciência do cliente, que fecha o site e parte para outro. Fuja também de anúncios ou pesquisas que ocupem o espaço dos posts, dificultem a leitura ou poluam visualmente a página.

2) Sem contatos

Um detalhe fundamental para o website de uma empresa é uma aba ou coluna visível para contatos. Ofereça mais de uma opção ao consumidor, como um formulário dentro do próprio site ao lado de uma lista com e-mail, telefone e endereço. Isso é básico – já pensou em um cartão de visita sem nenhuma informação sobre a localização do seu negócio? Além disso, é importante deixar esse tipo de informação muito clara e acessível para o cliente, nada de landing pages muito escondidas, letras pequenas ou que desapareçam dentro da cor de fundo do layout.

3) Sites que não funcionam em certos navegadores

Por mais que um cliente esteja precisando dos seus serviços, ele nunca se dará ao trabalho de trocar seu navegador habitual por outro apenas para visualizar seu site. É importante programar uma página que abra sem erros e sobressaltos nos principais navegadores disponíveis no mercado.

4) Sites sem versão mobile

De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o celular é o principal dispositivo para acesso a internet no Brasil. Sites que não possuem uma versão mobile ou demoram para carregar em plataformas móveis vão sair perdendo. Converse com um programador de sua confiança e garanta versões do seu site para smartphones e tablets que rodem com velocidade e visual adequado em qualquer aparelho.

5) Música e sons automáticos no site

Ninguém gosta de abrir uma página e descobrir uma música tocando automaticamente. O tempo que o usuário perde buscando seu player para dar pause é tempo a menos para conhecer seus produtos e efetuar compras, por exemplo. Lembre-se: o internauta gosta de autonomia, e não de imposições. Além da questão comportamental, arquivos de áudio tornarão o carregamento de seu website mais demorado, com potencial para afugentar o cliente. Se o som for indispensável, prefira players que não rodem automaticamente.

Agora você já conhece algumas dicas para construir um site funcional que agrade seus clientes e melhore a experiência do usuário! Vamos colocar em prática?

Artigos relacionados

COMENTÁRIOS


© Copyright 2016 - Todos direitos reservados a Harpia Propaganda