Tendência Outline: entenda a nova forma de layout para 2017!

Por 06/03/2017
Tendência Outline: entenda a nova forma de layout para 2017!

Você sabia que até mesmo seu layout precisa ser otimizado para SEO? E que toda a estrutura de seu site, desde o esboço inicial, precisa ser pensada visando o posicionamento e a indexação da página em mecanismos de busca? Conheça a outline, a modalidade de criação de layout para websites otimizada para técnicas e estratégias de marketing digital.

O que é outline?

Em tradução livre, a palavra outline significa “esboço”. Para o departamento de SEO e webdesign, diz respeito à estrutura do site. É um esqueleto criado antes mesmo da programação e do desenvolvimento da página. Consiste na criação estratégica do site. O profissional responsável pelo outline precisará usar sua inteligência, lógica e conhecimentos avançados em Google Adwords para construí-lo. É no outline que surgirão as decisões sobre como funcionarão os menus, submenus e caminhos dentro do site, além de quantas landing pages e subníveis o site terá.

Como funciona o layout outline?

O que pouca gente sabe é que, geralmente, é o analista de SEO quem trabalha na idealização do outline. Para começar, a pessoa responsável por essa estrutura precisa de uma pesquisa aprofundada de palavras-chave de acordo com as necessidades e objetivos do site. A partir disso, deverá pensar em quais delas são prioritárias para fazer com que o site seja encontrado no Google pelos clientes certos. Então, utilizando o Excel, monta-se um organograma (chamado de “mapa” em algumas agências de publicidade e marketing) que será um guia para as páginas internas do site.

Ali, são decididos quais serão os itens do menu principal (no máximo sete, já que o cérebro humano só é capaz de assimilar até 7 informações distintas de uma vez) e os submenus. Por exemplo, o menu de um restaurante pode ter os itens “Home”, “Quem Somos” e “Unidades”. Ao passar o mouse sobre o último termo do menu, o usuário pode ser levado para um conjunto de submenus com itens como “Fortaleza”, “São Paulo” e “Rio de Janeiro”.

A dificuldade do analista responsável pelo projeto é que cada landing page representa uma camada mais funda dentro da estrutura do website que dificultará o trabalho do Google. Por isso, dependendo das necessidades de cada empresa, o outline deve ser pensado cuidadosamente. Se um salão de beleza deseja fortalecer o termo “Maquiagem para formaturas”, por exemplo, o caminho para a palavra-chave deve passar pelo menor número de submenus possíveis. Prefira o caminho “Destaques > Maquiagem para formaturas” ao invés de “Serviços > Maquiagem > Maquiagem para formaturas”.

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